AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Aviação doméstica perde 3 milhões de passageiros em 2016
Queda da procura por voos dentro do país chega ao 10º mês consecutivo

21/06/2016 - 19h37
(
Da assessoria da ABEAR) - A demanda1 da aviação doméstica brasileira registrou em maio baixa de 7,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse é o 10º resultado mensal negativo consecutivo e o pior resultado, em termos absolutos, desde maio de 2012.

__

Rodrigo Zanette - 18/12/2015

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Boeing 737-8EH (SFP), prefixo PR-GTN, da GOL, correndo para decolar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
  

A oferta consolidada acompanhou o comportamento da demanda e teve retração de 8,1% no mês. A racionalização da oferta2 levou a uma ligeira melhora do fator de aproveitamento3 dos voos, de 0,34 ponto percentual, para 78,44% de ocupação em maio.

O volume de passageiros transportados no mês foi de 6,8 milhões, total 9,9% abaixo de 2015. Os números são a compilação das estatísticas de Avianca Brasil, Azul, GOL e LATAM, integrantes da ABEAR e responsáveis por 99% do mercado doméstico.

No acumulado de janeiro a maio desse ano a demanda doméstica registra baixa de 6,8%, para uma oferta que recua menos, 5,8%. O comportamento do mercado levou o fator de aproveitamento a uma piora de 0,8 ponto percentual (79,57%).

O total de viagens domésticas nos cinco primeiros meses do ano soma 36,4 milhões. O número representa uma baixa de 8,2%. Em valores absolutos, uma perda de pouco mais de 3,2 milhões de passageiros que deixaram de viajar em relação ao acumulado no mesmo período de 2015.


Mercado internacional

As estatísticas do transporte internacional de passageiros pelas companhias brasileiras, no qual os efeitos da crise econômica demoraram um pouco mais a se manifestar, também já indicam uma consolidação da tendência de encolhimento da indústria.

Nesse caso, vale lembrar que os dados apurados pela ABEAR estão limitados a aproximadamente 25% do mercado (o restante é dominado por companhias estrangeiras). A demanda por viagens aéreas internacionais teve, em maio, baixa de 4,5% na comparação com o mesmo mês de 2015. Esse foi o terceiro resultado negativo consecutivo para a estatística. Em valores absolutos, é o pior resultado desde maio de 2014.

A oferta apresentou retração em patamar um pouco superior, de 4,8%, levando o fator de aproveitamento a leve aprimoramento de 0,19 ponto percentual, para uma ocupação de 82,58% nas operações internacionais. No mês, o total de viagens realizadas entre o Brasil e destinos no exterior, 544 mil, foi 4,9% inferior a maio do ano passado.

No acumulado dos cinco primeiros meses de 2016 os números do transporte internacional apontam a demanda ainda com ligeira alta de 0,6%, com uma oferta em retração de 0,7%. Como resultado, o fator de aproveitamento teve melhoria de 1,05 ponto percentual (81,57%). O total de passageiros transportados nos voos internacionais soma pouco mais de 3 milhões, um crescimento de 2,5%.


Cargas

Os números do transporte de cargas divulgados pela ABEAR incluem as operações de Avianca Cargo, Azul Cargo, Gollog e LATAM CARGO. A carga aérea doméstica movimentada no mês de maio totalizou 25,6 mil toneladas, uma forte retração de 14,6%.

No mercado internacional, no mesmo período, o volume de carga transportada somou 14,3 mil toneladas, uma ligeira queda de 0,4%. Nos cinco primeiros meses do ano, os totais acumulados chegam a 123,3 mil toneladas de carga doméstica (queda de 12,4%) e 74,1 mil toneladas de carga internacional (alta de 3,2%) transportadas pelas associadas ABEAR.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds