AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

SAC estuda tecnologia de torres remota testada nos EUA
Equipe da Secretaria trocou experiência e visitou aeroportos de pequeno e médio porte nos Estados Unidos, além de conhecer a utilização do Serviço de Torres de Controle Remota, que pretende implantar no Brasil

07/07/2015 - 19h29
(Da assessoria da SAC)
- A SAC (Secretaria de Aviação Civil) pretende implantar no Brasil as tecnologias de Torres de Controle Remoto e RAFIS (sigla em inglês para Remote Aerodrome Flight Information Service ou Serviço Remoto de Informação de Voo de Aeródromo em português).

__

Rodrigo Zanette - 07/08/2014

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

ATR 72-600, prefixo PR-PDI, da Passaredo decolando do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
  

O sistema consta de uma estação de telecomunicações aeronáuticas que fornece informações para os pilotos a respeito da meteorologia, condições de vento, condições da pista, da temperatura e da pressão, o que, ao mesmo tempo, diminui custo e aumenta a segurança dos voos. Para conhecer um pouco mais sobre tal tecnologia, uma comitiva formada por integrantes da SAC visitou, na última semana, três cidades dos Estados Unidos.

Os técnicos trocaram experiências na área de aviação e conheceram o funcionamento de dois aeroportos regionais norte-americanos. O secretário de Navegação Aérea Civil, Juliano Noman; o diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi; o diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil (PLANAV), Rafael José Botelho Faria; e o assistente técnico Adriano Vargas participaram da comitiva.

"O objetivo foi cumprido e tivemos ganhos na troca de experiências. Na parte aeroportuária, constatamos que nosso sistema de navegação aérea está alinhado com a aviação dos Estados Unidos e do primeiro mundo. A utilização de torres remotas é uma tendência na navegação aérea mundial. Estamos sendo inovadores e pudemos constatar que o projeto dos Estados Unidos ainda está fase de testes", afirmou Rafael Botelho.

Os representantes da Secretaria também participaram do workshop US/Brasil Regional Airports, Aeronautical Solutions for Small and Medium Size Airports (Aeroportos Regionais Brasileiros e Norte-americanos, Soluções Aeronáuticas para Aeroportos de Pequeno e Médio Porte, numa tradução livre).

O evento foi realizado em parceria com os Estados Unidos, na capital, Washington, e discutiu os temas aviação regional e navegação aérea, com ênfase nos aspectos operacionais dos aeroportos e gestão aeroportuária para aviação regional, além da tecnologia de Torre de Controle Remoto, que estão sendo desenvolvidas em vários países.

Ela permite que os operadores dos serviços controlem mais de um aeroporto, ficando baseados em lugares diferentes dos aeroportos onde as aeronaves fazem seus pousos e decolagens.


Aeroportos regionais

Na sequência da viagem, a equipe da Secretaria visitou os aeroportos regionais de Leesburgh, no estado da Virgínia, a 60km de Washington, e Peachtree, o segundo mais movimentado aeroporto do estado da Geórgia.

Em Leesburgh, eles visitaram instalações, conheceram as duas escolas de aviação sediadas no aeroporto e as operações do terminal, o qual possui uma torre de controle remota instalada pela empresa sueca SAAB em parceria com o governo de Barack Obama.

O aeroporto de Leesburgh funciona, especialmente, para a aviação executiva, dada sua proximidade com a capital do país, e tem uma média de 100 mil pousos e decolagens por ano. Já o aeroporto de Peachtree, uma antiga base da Marinha, é exclusivamente para a aviação geral e tem uma média de 150 mil pousos e decolagens por ano em suas quatro pistas de pouso.

Nos horários de pico, o terminal chega a ter 100 movimentos por hora. "Conhecemos os hangares, área de manobras, a torre de controle, a seção contra incêndio e tivemos informações sobre a sustentabilidade financeira do aeroporto, muito pautada na exploração comercial do sítio aeroportuário. Tudo isso nos deu subsídios para melhorar a aviação regional brasileira", explicou Rafael Botelho.


Japão

E é com esse objetivo de conhecer e utilizar novas metodologias no programa de desenvolvimento da aviação regional que a Secretaria de Aviação Civil realizará, no próximo dia 9 de julho, em Brasília, um workshop em parceria com o governo japonês, via Ministério dos Transportes (responsável pelo setor aéreo no Japão), para viabilizar a troca de conhecimentos da tecnologia de AFIS Remoto.

"Os especialistas japoneses apresentarão as dificuldades para a implantação do sistema, quantificando e qualificando os ganhos com a operação. A entidade domina o assunto e poderemos sanar nossas dúvidas, ampliando o conhecimento sobre o tema. Queremos trazer essa realidade para o Brasil, utilizando o AFIS Remoto em alguns aeroportos regionais, o que será um passo inicial para a implementação futura das torres remotas", diz Rafael Botelho Faria.

Existem desafios a serem vencidos para a implantação desse sistema na rede de aeroportos regionais previstos no PIL (Programa de Investimentos em Logística), tais como: regulamentação e legislação aplicável sobre o assunto; atribuições; competências; e evolução da tecnologia.

O Brasil possui clima, situações e infraestrutura diferentes do Japão, mas tem o segundo mercado de aviação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. É preciso conhecer as necessidades em termos de velocidade de transmissão de dados e das informações para disponibilizar essa tecnologia em aeroportos localizados no meio da Amazônia, por exemplo.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds