AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Evento debateu os desafios do ground handling no Brasil
Workshop sobre Gestão de Frota abordou a questão da manutenção dos equipamentos e a qualidade dos serviços

22/04/2015 - 18h53
(Da assessoria da ABESATA)
- No primeiro workshop sobre Gestão de Frota GSE (Ground Support Equipment), realizado na última quinta-feira, dia 16 de abril, em São Paulo, estiveram reunidos companhias aéreas, fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços auxiliares.

__

Rodrigo Zanette - 07/08/2014

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Boeing 737-8EH (SFP), prefixo PR-GTA, da GOL, sendo empurrado pelo TLD TMX-150 da Swissport no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
 

O objetivo foi a troca de experiência e a busca de maneiras para atender cada vez melhor o volume crescente de passageiros da aviação civil brasileira.

O evento foi realizado pela ABESATA (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo).

A proposta de discutir a manutenção dos equipamentos de ground handling surgiu há algumas semanas, em um debate entre Rodrigo Simões, gerente nacional de gestão de frota GSE da TAM, e Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata.

"Vimos que havia muito para discutir, trocar experiências e criar padrões", disse Miguel. Simões apresentou durante o workshop sobre Gestão de Frota GSE (Ground Support Equipment) o sistema que implantou na área de GSE da TAM, trazendo conceitos da manutenção aeronáutica em que atua há 17 anos.

Para Jorge Leal, presidente da ABRASET (Associação Brasileira de Fornecedores de Serviços, Equipamentos e Tecnologia para Aeroportos), a demanda vai continuar a crescer e os aeroportos vão precisar aumentar a capacidade, seja com melhores processos e mais instalações e equipamentos.

"Se tem fila para controle de passaporte, fica mais barato instalar leitor de passaporte", explica Leal. O executivo ressalta que será necessário um trabalho de convencimento das autoridades aeroportuária para melhorar os processos e aumentar a capacidade sem altos investimentos.

O workshop sobre Gestão de Frota GSE (Ground Support Equipment) também abriu espaço para os fabricantes de equipamentos falarem de manutenção. Para Jéssica Simões, da TLD, fabricante chinês de equipamentos, presente há 13 anos no mercado, é fundamental observar que a manutenção preventiva feita com peças de reposição indicadas aumenta a vida útil do equipamento.

Já Dennis Misrahi, gerente comercial da Rucker, fabricante brasileiro com 44 anos de mercado, fez uma análise histórica do conceito de manutenção dos equipamentos de ground handling, mostrando que nem todas as companhias já adotaram o conceito moderno de engenharia de manutenção.

A americana JBT, através do gerente de qualidade, Silvio Bergamaschi, apresentou um case de manutenção, explicando como funciona o software desenvolvido pela empresa e os índices de desempenho.

"Com eventos como este queremos mostrar para as autoridades aeronáuticas e diversos clientes como podemos funcionar melhor e até como podemos ser fiscalizados", disse o presidente da ABESATA.

No fim do evento, gestores de companhias aéreas, empresas auxiliares e fabricantes trocaram ideias e debateram outros problemas que já possuem em comum e que podem buscar soluções conjuntamente.

No Brasil, as chamadas ESATAs (Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) estão presentes em 70% das operações da aviação comercial, seja na realização de serviços operacionais (abastecimento de água, catering, carregamento de bagagem, etc.), serviços de proteção, serviços de emergência e serviços comerciais. Os dados fazem parte do levantamento do 1° Anuário Brasileiro de Serviços Auxiliares de Transportes Aéreos, lançado no fim do ano passado.

Ao todo existem hoje 211 empresas de ESATAs no Brasil, sendo que a maior parte está em São Paulo, 70 companhias, seguido de Minas Gerais, com 45, Rio de Janeiro, 36, e Rio Grande do Sul, com 31 empresas do setor. A maioria se concentra na prestação de serviços operacionais para as empresas aéreas regulares, 147 empresas, mas muitas estão envolvidas com outros serviços, tais como atendimento de aeronaves (60), limpeza de aeronaves (50), movimentação de carga (50), atendimento e controle de embarque de passageiros (38), entre outros.

      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds