AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Questionamento do MPT é discutido por estrangeiras
Contratação de serviços especializados de ground handling vem sendo mal interpretada

30/04/2014 - 23h31
(Da assessoria da
ABESATA) -
Representantes das mais de 40 companhias aéreas estrangeiras, associadas à JURCAIB (Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil), estiveram reunidos em São Paulo, na tarde de ontem, dia 29 de abril, com seu presidente e com o presidente da ABESATA (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo) para discutir os questionamentos do MPT (Ministério Público do Trabalho) em relação à contratação de serviços especializados de ground handling.

__

Rodrigo Zanette - 16/06/2011

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Boeing 737-8Q8, prefixo PR-GIR, da GOL, sendo empurrado por push-back da Swissport no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
  

Por não aceitar o fato de que os chamados serviços auxiliares são regulamentados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e estão previstos na Convenção de Chicago, da qual o Brasil é signatário, o Ministério Público do Trabalho vem multando as empresas aéreas sob a alegação de que praticam terceirização ilegal.

Os questionamentos do Ministério Público do Trabalho se referem ao uso de mão-de-obra contratada das ESATAS (Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo) nas diversas atividades exercidas no aeroporto.

"Uma alegação do Ministério Público do Trabalho é de que check-in é atividade-fim e não poderia ser terceirizada, mas há um equívoco. Atividade-fim de uma companhia aérea é transportar passageiros, check-in é feito de casa ou até em máquinas, motivo pelo qual já dá para ver que não é atividade-fim", disse Robson Bertolossi, presidente da JURCAIB.

Para Ricardo Miguel, presidente da ABESATA, o Ministério Público do Trabalho vem aterrorizando as companhias aéreas internacionais em especial, fazendo com que várias desistam de voar para o Brasil, ao dizer que a contratação do serviço especializado das ESATAS é ilegal.

"Todos os países que assinam a convenção da ICAO, e o Brasil é signatário, aceitam como legítimo o uso do serviço especializado das ESATAS", disse Miguel, ressaltando que para uma empresa aérea estrangeira não justificaria em termos de especialização e de custos montar equipes internas para fazer serviços de ground handling. "Muitas têm um, dois ou três voos por semana somente", lembra ele.

Para Miguel, é de se estranhar que o MPT não tenha se aproximado das ESATAS ou da ANAC para expor seus argumentos. Representantes das aéreas relataram casos de processos judiciais já sendo movidos pelo Ministério Público do Trabalho contra as companhias estrangeiras. Nesses casos o MPT não tem obtido sucesso. Então a pressão para a assinatura dos chamados TAC (Termos de Ajuste de Conduta) tem aumentado.

"Assinar o termo é admitir que a terceirização é ilegal e estamos seguros de que a atividade é regular do ponto de vista trabalhista, fiscal e aeronáutico", disse o presidente da ABESATA.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds