|
Norte registra no 1º quadrimestre 1,8
milhões de passageiros
Terminais de Belém e Manaus
foram os mais movimentados
02/06/2026 -
20h05
(Da assessoria do MPor)
-
A Região Norte registrou o melhor quadrimestre na aviação civil desde
2015. Entre os meses de janeiro e abril, mais de 1,8 milhão de
passageiros passaram pelos aeroportos da maior região do país, somando
voos nacionais e internacionais. O número é 3% superior ao mesmo período
do ano passado. Até o fechamento de abril, foram 1,7 milhão em voos
domésticos, 1,2% a mais do que em 2025.
| __ |
Divulgação - MPor |
| |
 |
| |
Aeroporto de Belém (PA).
|
Já os
internacionais somaram 72.397, aumento de 29%, tendo como principal
destino o Panamá. Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação
Civil), compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Belém e Manaus, capitais do Pará e do Amazonas, respectivamente, são as
mais movimentadas. O Aeroporto de Belém, registrou 602.187 passageiros.
Já no Aeroporto de Manaus foram 477.997 passageiros. Na sequência, vêm a
capital de Tocantins, Palmas, com 111.673; seguida de Porto Velho, em
Rondônia, com 91.235, e Santarém, no Pará, com 77.726.
Nacionalmente, o número de passageiros que circularam pelos aeroportos
no período é de 33,7 milhões e já supera os últimos três anos. Em
relação a 2025, o crescimento foi de 6,4%.
Influenciado pela Zona Franca de Manaus, a quantidade de cargas e
correios que saiu da região no quadrimestre foi de 16 mil toneladas,
sendo mais de 13,8 mil transportadas em voos com origem na capital do
Amazonas. Com 5,1 mil toneladas, março teve o melhor desempenho do
período. O número é levemente inferior ao do ano passado. Em todo o
Brasil, o total até abril foi 146 mil toneladas.
|