AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

ABAG repudia o fechamento do aeroporto Carlos Prates
Aeroporto é a segunda mais importante infraestrutura aeroportuária para a instrução de voo do país

23/03/2023 - 16h08
(
Da assessoria da ABAG) -
A ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), entidade representativa da aviação geral brasileira, vê com muita preocupação a presente situação de desmantelamento da infraestrutura aeronáutica brasileira voltada à aviação geral leve e à instrução de voo, como esta que está a ocorrer no aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte (MG).

__

Sérgio Cardoso - 30/03/2010

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Terminal de Passageiros do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte (MG).
 
   

"O que precisamos é de mais infraestrutura aeronáutica, não menos. Se fecharmos os aeroportos voltados à formação de pilotos, como poderemos manter nosso sistema aéreo funcionando? Não é possível instalar escolas de aviação em aeroportos como Confins ou Guarulhos", disse Flávio Pires, diretor geral e CEO da Abag.

Segundo ele, sem pistas de pouso localizadas em áreas centrais das grandes metrópoles, como é o caso do Carlos Prates, não há como viabilizar, por exemplo, a remoção aeromédica de pacientes provenientes de localidades menores. "Sem os aeroportos voltados à aviação geral, este segmento que hoje representa 95% da frota brasileira de aeronaves não tem onde operar", afirmou Pires.

O Carlos Prates é a segunda mais importante infraestrutura aeroportuária para a instrução de voo do país, formando tanto pilotos de avião quanto de helicóptero; além de ser vital para a aviação geral (tudo o que não é linha aérea) de Minas Gerais, inclusive para o transporte aeromédico, gerando centenas de empregos para pilotos, instrutores de voo, mecânicos e pessoal administrativo de empresas aéreas, hangares e escolas de aviação.

Apesar de Belo Horizonte contar com a Pampulha, outro aeroporto da cidade voltado à aviação geral, o segmento da aviação que opera no Carlos Prates jamais operaria na Pampulha, que é um aeroporto congestionado e caro, voltado à aviação executiva.

Fundado em 1944, o aeroporto entrou em funcionamento muito antes da construção de qualquer prédio residencial em seu entorno. A despeito disso, são os moradores dessa mesma localidade que hoje pedem seu fechamento, alegando questões de segurança e de necessidade de uso da área para habitação.

De acordo com a base de dados da autoridade brasileira de investigação e prevenção de acidentes aéreos, o CENIPA, que disponibiliza dados de 2012 para cá, aparecem três acidentes com aeronaves que impactaram alguma construção no entorno do Carlos Prates.

"Mas não há registros de uma única vítima fatal de pessoas em solo, tampouco feridos graves ou leves, isto é: nenhum morador das cercanias do aeroporto sofreu um arranhão devido a acidentes com aeronaves pousando ou decolando do Carlos Prates. Possivelmente seja muito mais perigoso andar a pé, de carro, moto ou bicicleta pelo bairro, seja pelo risco de um acidente de trânsito, seja devido à criminalidade urbana", acrescentou Pires.

Quanto à destinação da área do Carlos Prates para projetos habitacionais, a ABAG questiona se não existe outro espaço onde se possam construir prédios ou casas em Belo Horizonte que não seja justamente em um local que desenvolve ininterruptamente, há quase oitenta anos, uma atividade de grande importância social e econômica para a cidade.

"Por esse motivo, pedimos às autoridades que revejam essa lamentável decisão de fechar o aeroporto de Carlos Prates enquanto há tempo. Depois do fato consumado, não haverá como voltar atrás e serão as gerações futuras que irão sofrer as consequências", resumiu Pires.
   

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds