AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

FAB lamenta morte do gaúcho Claudio Barreto Viana
Inventor das aeronaves "Ximango" e "Guri", Viana morreu, aos 90 anos, no Rio Grande do Sul

19/09/2022 - 11h06
(
Da assessoria da FAB) -
Um dos grandes nomes da indústria aeronáutica brasileira. Assim será para sempre lembrado o Engenheiro Aeronáutico Claudio Barreto Viana, que faleceu na última quinta-feira, dia 8 de setembro, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

__

Divulgação - FAB

  FAB
 

FAB lamenta morte do gênio de Novo Hamburgo.
 
   

Fundador do Grupo Aeromot e da Aeroeletrônica (esta adquirida pela empresa Elbit, em 2001, dando origem à AEL Sistemas, uma das maiores e mais importantes do setor), Viana deixa dois filhos e três netos. "Nosso guerreiro cansou e descansou. Um brinde a ele que adorava uma festa e se foi uns dias antes da sua festa de 91 anos", postou sua filha, Maria Alice, ao comunicar a partida do pai, que completaria 91 anos no dia 11 de setembro.

O Engenheiro Viana, como era conhecido, se formou no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), órgão vinculado ao COMAER (Comando de Aeronáutica), e fez parte da história da aviação brasileira. À frente da Aeromot, empresa que tinha um parque industrial da Zona Norte de Porto Alegre (RS), desenvolveu e fabricou modelos de motoplanadores usados por segmentos de segurança, para treinamento militar e para a aviação privada.

Dois desses aviões tiveram repercussão mundial. O primeiro foi o AMT-100, "Ximango", fabricado em 1980, que se tornou o único, deste modelo, a fazer a travessia oceânica do Atlântico Sul, tendo, posteriormente uma nova versão, o AMT-200. E o segundo, uma aeronave terrestre de asa baixa, que recebeu o nome de "Guri" – AMT-600.

Além disso, a Aeromot foi pioneira na estruturação do setor de aviação, chegando a fabricar componentes de aeronaves para outras grandes empresas, como a Embraer, chegando ainda a prestar serviços para a Varig, a primeira companhia aérea do Brasil.

Natural de Cachoeira do Sul, nasceu no ano de 1931. Em 1953, formou-se Engenheiro Aeronáutico pelo ITA. No ano de 1955 iniciou sua atividade profissional como Engenheiro de Manutenção da extinta empresa Varig, em Porto Alegre, onde trabalhou por 12 anos, momento em que já ocupava o cargo de Diretor Assistente de Manutenção.

Ao deixar a Varig, Viana deu um salto em sua vida ao tornar-se sócio fundador da Aeromot Aeronaves e Motores, junto com seu colega e amigo João Claudio Jotz. A partir de então, a empresa se consolidou com um dos maiores grupos com atuação no campo da aviação, manutenção e fabricação de aeronaves. Em meados dos anos 2000, a Aeromot foi vendida para um grupo de Belo Horizonte, que segue os preceitos de um dos maiores ícones da aviação aeronáutica.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds