AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Azul Conecta treina pilotos com óculos de realidade virtual
Tecnologia implementada em parceria com a Plan XP servirá para profissionais recém-contratados ou em cursos de reciclagem praticarem todos os fluxos e processos de decolagem, voo de cruzeiro e pouso

30/03/2022 -14h26
(
Da assessoria da Azul) -
A Azul Conecta, subsidiária da Azul no transporte aéreo regional, acaba de implementar uma tecnologia, inédita no Brasil, que será utilizada no treinamento de novos pilotos e em cursos de reciclagem promovidos pela companhia.

__

Divulgação - Azul

  AZUL
 

Companhia sub-regional treina pilotos com óculos de realidade virtual.
 
   

Criado em parceria com a Plan XP, empresa especializada em inovação e tecnologia, o óculos de realidade virtual utiliza o sensor de movimentos das mãos e exibe de forma 100% realista e em tamanho real a cabine de comando das aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, que compõem a frota da Azul Conecta.

A ferramenta será utilizada já a partir das próximas turmas e tem como principal objetivo aprimorar a fase teórica e preparar os pilotos da Azul Conecta para a etapa seguinte, já no simulador de voo.

Em média, cada piloto precisa de 20 horas de treinamento em simulador do equipamento em que vai operar. Com a tecnologia de realidade virtual, o piloto em treinamento tem a real dimensão dos movimentos que são necessários dentro da cabine para acessar comandos e controles, os deixando mais aptos ao treinamento no simulador.

"Além da missão de democratizar o transporte aéreo no Brasil, chegando em regiões em que nenhuma outra empresa opera, a Azul Conecta também quer ser uma empresa-modelo quando se trata de tecnologia e inovação dentro do nosso setor, assim como a Azul já é reconhecida. Com esta novidade, nossos treinamentos serão muito mais assertivos e eficientes para os tripulantes que estão chegando à empresa", destaca Flavio Costa, diretor-presidente da Azul Conecta e vice-presidente Técnico da Azul.

Segundo Tadeu Primo, instrutor de simulador e comandante da Azul Conecta, responsável por acompanhar todo o processo de desenvolvimento e adoção da nova tecnologia dentro da empresa, a novidade trará ainda mais habilidades técnicas aos pilotos.

"Tínhamos profissionais que chegavam à etapa de simulador sem saber com exatidão as tarefas de cada tripulante a bordo da cabine, o que é atribuído ao comandante e o que é de responsabilidade do primeiro oficial de acordo com SOP da aeronave. Com o óculos de realidade virtual, que antecede a etapa de simulador, o treinamento está focado em toda a rotina operacional de um voo (SOP), seja ela antes ou durante a decolagem, antes ou após o pouso", explica Primo.

"Quando o tripulante avançar no treinamento e partir para o simulador, ele já estará apto e familiarizado com todos os comandos e sequências de uma cabine do Cessna Grand Caravan", completa o instrutor.

Ao todo, os óculos de realidade virtual contemplam 68 passos que devem ser realizados pelo profissional que está sendo capacitado. Ao final da experiência, um relatório é exibido com a quantidade de procedimentos realizados com exatidão e também os que não foram completados, para que o piloto refaça o processo e treine novamente sob a supervisão do instrutor.

De acordo com Primo, já está em fase de desenvolvimento um dashboard que trará uma avaliação completa, com erros e acertos e tempo de duração em cada etapa, do Tripulante que for submetido à nova tecnologia, criando um histórico de treinamento de cada tripulante da Azul Conecta.

"A próxima etapa é aplicar o sistema de realidade virtual no treinamento da próxima turma de pilotos da Azul Conecta, sendo que metade dos aviadores usará o módulo adicional, enquanto que os demais tripulantes receberão o treinamento tradicional", explica o instutor.

"O objetivo da companhia, segundo Primo, é qualificar a efetividade da aplicação da realidade virtual e, com os resultados em mãos, ampliar o escopo do treinamento com etapas que serão adicionadas, como por exemplo, a inclusão dos procedimentos de emergência previstos e a realização da inspeção externa do pré-voo, que são algumas das atribuições de todos os tripulantes da companhia aérea regional", finaliza Primo.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds