AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Senado mantém retorno da cobrança indireta de bagagem
Custo do transporte de bagagem voltará a ser cobrado de todos os passageiros, mesmo de quem não transporta malas e encarecerá passagens

18/05/2022 - 9h39
(
Valdemar Júnior) -
O Senado aprovou ontem, dia 17 de maio, a MP (Medida Provisória) 1.089/21, mais conhecida como MP do Voo Simples, que trata, entre outras coisas, da volta da cobrança indireta de bagagem, que alguns deputados e senadores tratam como "volta da gratuidade no transporte de malas", que na prática encarecerá as passagens, pois as companhias aéreas terão que incluir o custo pelo transporte de bagagem no valor da passagem de todos, incluindo quem não transporta malas! A MP 1.089 vai retornar à Câmara para análise dos deputados mas não deve ser modificada.

__

Divulgação - Infraero

  INFRAERO
 

Esteira de bagagem do aeroporto de Goiânia (GO).
 
   

A pergunta é simples: Por que tenho que pagar pelo transporte de bagagem se não transporto malas? Ao contrário do que dizem alguns senadores e deputados, é óbvio que não existe nada de graça! Alguém sempre paga a conta.

Em todo o mundo, a cobrança pelo transporte de bagagem é feita de acordo com tamanho e o peso do volume (cubagem), assim como fazem as transportadoras de carga, pois assim podem calcular seus custos e a margem de lucro. Fora do Brasil, caso o passageiro não transporte malas, não paga por esse serviço!

A decisão do Senado é um retrocesso que desalinha o país das melhores práticas internacionais para reduzir custos e juntamente com a liberação ao capital estrangeiro, estimular a competitividade.

"Vale lembrar que não existe bagagem gratuita, pois todos os passageiros vão ter de pagar essa conta. Era assim que funcionava anteriormente: o custo do despacho de bagagem era diluído em todos os bilhetes", explicou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Ele enfatiza que as empresas aéreas estão lidando todos os dias com a alta do preço do querosene de aviação, pressionada pelo aumento da cotação do barril de petróleo, por causa da guerra na Ucrânia. Além disso, também é preocupante a alta do Dólar em relação ao Real, pois 50% dos custos do setor são dolarizados.

A expectativa do setor em 2017 era manter a queda no valor das tarifas que se verificava desde 2003, mas a alta do câmbio (60%) e do querosene (209%) de 2017 até os dias atuais inverteu este movimento

Da maneira como o Congresso aprovou a Medida Provisória do Voo Simples, o custo pelo transporte de malas será cobrado indiretamente de todos os passageiros, a partir de uma média calculada por cada companhia aérea e inserida no valor da passagem, que sofrerá um aumento (pois nada é de graça, e nunca é demais lembrar que alguém sempre paga a conta!), ou seja, quem transporta bagagem pagará um valor um pouco menor, já quem não transporta malas pagará por um serviço que não será utilizado (pagará a conta de quem transporta bagagem!). Além disso, companhias aéreas que trabalham no sistema low-cost low-fare (baixo-custo baixa-tarifa), não se instalarão no Brasil, pois todas cobram passagens baratas, pois tudo é pago de acordo com o que é consumido por cada passageiro. Incluindo tudo no valor da passagem (transporte de bagagem, alimentação, bebidas, etc., como querem deputados e senadores), as companhias brasileiras operam no sistema "alto-custo e alta tarifa"!

Segundo o presidente da ABEAR, a volta da franquia obrigatória do despacho de bagagem também deverá afastar o interesse das empresas aéreas low-cost de operar no país. Logo após a implementação da cobrança pela franquia de despacho de bagagens, em 2017, ao menos oito empresas estrangeiras, sendo sete low-cost, demonstraram interesse e começaram a operar no país. Em 2020, porém, a pandemia do novo coronavírus interrompeu esse movimento. O mesmo se deu com preços de bilhetes.

O argumento de alguns deputados e senadores de que as passagens aéreas sofreram aumento após a liberação pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) da cobrança pelo transporte de bagagem separadamente do valor da passagem aérea, que, segundo a agência, deveria diminuir o valor das passagens aéreas, mas não aconteceu, é motivo para a retomada da gratuidade no transporte de bagagens (que todos sabem, ou deveriam saber, que não existe!), pois, desde que a cobrança pelo transporte de bagagens de acordo com o uso de cada passageiro entrou em vigor, as companhias aéreas aumentaram os valores das passagens. Ocorre que nesse período, as companhias aéreas viram seus custos operacionais dispararem devido à desvalorização do Real (-7,4% em 2021) e disparada da inflação (10,6% segundo o IPCA) e do preço do querosene de aviação, que, segundo a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) aumentou 91% apenas em 2021! Sendo assim, numa conclusão lógica e muito rápida, conclui-se que o valor das passagens aéreas não poderia ter diminuído! O que aconteceria, como vai acontecer, é um aumento no valor da passagem após a inclusão do valor do transporte de bagagem.

Num raciocínio óbvio, conclui-se após a decisão do Congresso que as companhias aéreas vão reajustar suas tarifas para incluir o transporte de bagagem "gratuito", mesmo de quem não transporta malas para evitarem prejuízo (pois sempre é bom lembrar que nada é de graça!)
. Como acontece muito no nosso país (consequência de muito populismo e demagogia por parte de alguns políticos), injustamente, mais uma vez, alguns pagarão a conta de outros!
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds