AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Tenente Fontoura faz primeiro voo solo na Esquadrilha
Após concluir o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, o aviador fez seu primeiro treino de demonstrações sem instrutor

07/06/2022 - 18h03
(
Da assessoria do EDA) -
O tenente aviador André Mayer Fontoura concluiu o curso de Piloto Operacional de Demonstração Aérea, pela Esquadrilha da Fumaça, e está apto a realizar demonstrações pelo Brasil afora e até mesmo no exterior.

__

Divulgação - EDA

  EDA
 

Tenente Fontoura, porto-alegrense de 31 anos que integrou o EDA em 2021, recebendo o cachecol de piloto da Esquadrilha da Fumaça.
 
   

Após ter sido interceptado em dezembro de 2021, pelos aviões da Esquadrilha da Fumaça, enquanto fazia um voo como instrutor do 1º EIA (Esquadrão de Instrução Aérea), na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP), ele teve que cumprir 80 missões de treinamento, sempre com um instrutor na aeronave, com o objetivo de aprender os conceitos de acrobacias a baixa altura e da doutrina do voo no EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea).

"Os voos de instrução são gradativos, a princípio, foram 20 missões para a adaptação à técnica de voo de dorso, depois são 50 missões relativas ao voo dedicado à posição a qual o piloto vai ocupar na formação da esquadrilha, no caso do tenente Fontoura, a posição #2. A progressão se estende também para o número de aviões: os primeiros voos são com dois aviões, depois voa com o quatrilho, em seguida seis e por último sete aviões", explica o capitão aviador Rafael Magri Grothe, piloto número #2 e um dos instrutores do curso de
Piloto Operacional de Demonstração Aérea do tenente Fontoura.

Com mais de 1.700 horas de voo, o piloto de caça formado pelo Esquadrão Joker, teve que se especializar na manobra que leva a identidade da Esquadrilha da Fumaça, o voo de dorso.

"Voar de ponta cabeça não é uma tarefa fácil. Na AFA a gente faz voos de dorso, mas não se compara com o que temos de fazer na Fumaça. É muito específico, tem de reaprender do zero, mesmo com experiência. Tem de aprender a fazer curva e o próprio desconforto do voo invertido é um desafio", afirma Fontoura.

E, para o primeiro voo solo do piloto em um treinamento oficial, sem instrutor a bordo, como Ala Direita da Esquadrilha da Fumaça (piloto #2), voando com os sete aviões e realizando todas as acrobacias pertinentes a sua posição em uma demonstração, a recepção tem que ser calorosa, como de costume.

O esquadrão todo à frente da "casa de pista" do hangar, amigos e familiares para ver a saída e, principalmente, a chegada do mais novo integrante formado para receber o cobiçado cachecol de piloto da Esquadrilha da Fumaça e, não menos importante, o tão esperado banho que batiza o integrante.

"É muita emoção, é a adrenalina que a gente guarda para este momento, pois, durante o voo solo a gente se concentra bastante e não deixa a adrenalina tomar conta, mas quando a gente pousa os aviões, solta a fumaça em solo e corta os motores, é hora de curtir o momento. Graças a Deus formado e pronto para cumprir as missões", concluiu o fumaceiro recém-formado
.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds