AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

LATAM usa óculos de realidade aumentada na manutenção
Companhia é pioneira na implantação da tecnologia na América Latina

18/04/2022 -12h30
(
Da assessoria da LATAM) -
A LATAM acaba de implementar o uso de óculos de realidade aumentada para mecânicos utilizarem na manutenção de aeronaves em 20 bases da companhia no Brasil. A empresa é a primeira aérea da América Latina a utilizar o equipamento que garante maior eficiência e agilidade nas atividades complexas de manutenção e inspeção das aeronaves.

__

Divulgação - LATAM

  LATAM
 

Mecânica da LATAM inspeciona trem de pouso com óculos de realidade aumentada.
 
   

"Esta ferramenta de suporte técnico remoto, através da realidade aumentada, faz parte da estratégia de desenvolvimento tecnológico da companhia para tornar os processos mais eficientes e ainda mais seguros", afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.

Os óculos SmartGlass funcionam por comando de voz. São operados via conexão 4G e transmitem imagens da aeronave em tempo real para os técnicos da LATAM no MOC (Maintenance Operations Control) do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o time de Engenharia Brasil ou até mesmo para o fabricante das aeronaves.

Esse recurso permite aos técnicos um processo de tomada de decisão muito mais rápido e preciso, elevando ainda mais os níveis de segurança e pontualidade. Assim, as equipes conseguem dar suporte diário e auxiliar remotamente os mecânicos de outros aeroportos da LATAM nas manutenções mais específicas e complexas das aeronaves, reduzindo as chances de impactos operacionais.

É possível verificar, por exemplo, se é necessário desativar uma válvula, além de identificar com o auxílio da câmera de vídeo com leitura térmica variações de calor e até pontos de vazamento.

Ao utilizar os óculos de realidade aumentada, o mecânico consegue, ainda, visualizar todo o manual de manutenção da aeronave. O acessório também tem cancelamento de ruído ativo, permitindo escutar somente a voz do técnico, mesmo em ambientes com nível elevado de ruído. O equipamento dispõe, ainda, de lanterna e zoom, produzindo fotos em alta definição.


Inspeção e manutenção com excelência e segurança

Atualmente, a LATAM Brasil já utiliza drones e robôs em seus processos de manutenção de aeronaves. Os drones são utilizados na inspeção dos aviões da família Airbus A320, que passam por manutenção pesada na LATAM MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), localizado em São Carlos (SP). Já os robôs atuam na logística interna de materiais aeronáuticos.

A unidade no interior de São Paulo é referência em tecnologia e inovação do setor aéreo brasileiro e mundial, e recebe constantes investimentos da LATAM, incluindo novos equipamentos, expansão de áreas de manobra de aeronaves e melhorias nos seus hangares.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds