AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Inframerica solicita a devolução do aeroporto de Natal (RN)
Se a solicitação for aprovada, haverá um processo de licitação e a operação do será transferida para um novo operador

05/03/2020 -18h30
(Da assessoria da Inframerica
) -
A Inframerica, concessionária que administra o aeroporto de Natal (São Gonçalo do Amarante, a 18 quilômetros de Natal), solicitou à União a devolução do terminal potiguar. Se a solicitação for aprovada, haverá um processo de licitação e a operação será transferida para um novo operador.

__

Divulgação - Inframeica

  INFRAMERICA
 

Demanda de passageiros não é suficiente para pagar os custos de operação do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).
 
  

O aeroporto de Natal foi o primeiro do Brasil a ser transferido para iniciativa privada, em 2011, e foi o primeiro federal a ser construído do zero.

As obras foram iniciadas em maio de 2014, oito meses antes do prazo previsto, e trouxeram à população um local novo, moderno e confortável.

A concessionária já investiu cerca de R$ 700 milhões em valores nominais.

Com a nova infraestrutura, o terminal venceu o prêmio de "Melhor aeroporto da região Nordeste" e "Melhor do país" em sua categoria, em 2016 e 2017. Porém, o tráfego de passageiros foi negativamente impactado pela severa e longa crise econômica do país, que impactou diretamente o turismo na região. Isso é um dos fatores pelos quais a Inframerica busca, agora, a relicitação da concessão.

Ano passado a expectativa, segundo os estudos de viabilidade do Governo Federal, era que o terminal potiguar movimentasse cerca de 4,3 milhões de passageiros, mas passaram apenas 2,3 milhões.

Além disso, as tarifas de embarque de Natal são 35% inferiores se comparado aos demais aeroportos privatizados do país sob o mesmo regime tarifário (dados de dezembro de 2019).

As tarifas de navegação aérea do aeroporto de Natal também estão defasadas: os valores cobrados pelas outras torres de controle chegam a ser 301% mais altas.

Apesar disso, é importante ressaltar que a administradora está adimplente com todas as suas obrigações estabelecidas no contrato de concessão e pactuadas junto às instituições financeiras, a exemplo do pagamento das outorgas e financiamentos com o BNDES (Banco Nacional de Desevolvimento Econômico e Social).

O presidente da Inframerica, Jorge Arruda, ressalta que "diversos fatores nos levaram à decisão. A operação do terminal acabou se mostrando financeiramente desafiadora, e esta é a maneira de se encerrar o contrato de forma amigável, sem traumas, e sem impacto para a operação aeroportuária, lojistas, turismo, passageiros, e operações aéreas. Queremos assegurar também o compromisso com todos os nossos funcionários, que não serão prejudicados durante o processo de análise até a relicitação, quando uma nova empresa assumirá a administração. Reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, e continuamos atentos a novas oportunidades de investimentos no país."

Durante o trâmite administrativo de análise do pedido, e até que haja a relicitação e a entrada de um novo operador, a Inframerica segue operando o aeroporto de Natal normalmente. A administradora manterá todas as operações do aeroporto, com a mesma qualidade e segurança, bem como a execução de todos os contratos em vigor com seus colaboradores, cessionários e fornecedores.

Com este pedido de relicitação, a Inframerica acredita que um novo operador, com novas condições contratuais terá mais chance de ter uma operação sustentável a longo prazo.
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds