AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Pista principal do aeroporto de Congonhas será reformada
Durante as obras, entre os dias 5 de agosto e 5 de setembro, a pista auxiliar continuará operando, mas poderá haver alteração de voos

23/07/2020 -12h18
(
Da assessoria da SAC) -
A pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), passará por obras de recuperação do pavimento asfáltico. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu permissão para a realização dos trabalhos, que começam no dia 5 de agosto, com previsão de conclusão no dia 5 de setembro.

__

Rodrigo Zanette23/07/2020

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
   
 

Pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), será reformada.
 
  

Durante as obras, o aeroporto vai operar por meio da pista auxiliar. Poderá ocorrer alteração de voos e informações devem ser buscadas junto às companhias.

O aeroporto de Congonhas é operado pela Infraero, empresa vinculada ao Ministério da Infraestrutura (MInfra). Com investimento de R$ 11,5 milhões, a intervenção vai exigir o fechamento total da pista por 32 dias, devido à complexidade da tecnologia a ser aplicada ao pavimento, conhecida como camada porosa de atrito (CPA). A tecnologia irá proporcionar, entre outros benefícios, melhora da capacidade de drenagem da pista e aumento da aderência do pneu da aeronave ao pavimento.

Para a execução dos serviços dentro do prazo estabelecido, serão alocadas equipes 24 horas nos sete dias da semana. Os trabalhos incluem serviços de fresagem do revestimento asfáltico existente, execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving na região das cabeceiras; e de camada superficial porosa de atrito (CPA). A técnica CPA não utiliza emendas transversais no pavimento, sendo necessário um trabalho contínuo para seu melhor resultado, evitando-se interrupções.

"A Infraero está aproveitando a queda na movimentação de passageiros e operações, em decorrência da pandemia da COVID-19, para adiantar o calendário de obras da empresa. No caso de Congonhas, a obra faz parte de manutenção periódica e servirá para garantir que o aeroporto siga operando em condições normais, especialmente de segurança, pelos próximos dez anos", disse o superintendente do aeroporto, João Marcio Jordão.


Restrição de voos

A decisão de manter as obras entre os meses de agosto e setembro também observa questões meteorológicas. Considerando a baixa incidência de chuvas na capital paulista entre esses meses, a probabilidade de interrupções nas obras da pista também fica reduzida. A Infraero possui expertise na gestão da técnica CPA. Foi adotada no aeroporto Santos Dumont, há um ano, quando os trabalhos foram concluídos dentro do prazo e executados em menos de um mês, com a restauração de toda a pista.

A pista principal do aeroporto de Congonhas tem 1.940 metros de comprimento e 45 metros de largura e suporta aeronaves de categoria até 4C, que englobam as principais utilizadas pelas companhias aéreas brasileiras, como Boeing 737-800, Airbus A320 e Embraer E195. A pista auxiliar, no entanto, só poderá receber aeronaves até a categoria 3C, tais como o ATR-72 e Caravan, conforme condicionantes estabelecidas pela ANAC em conjunto com o aeroporto, empresas aéreas e DECEA. Objetivo é garantir a segurança das operações durante o período de execução das obras na pista principal.

Além disso, aeronaves de porte maior, como Boeing 737 e Airbus 320, que estão utilizando o aeroporto de Congonhas como estacionamento nesse período de redução de voos por conta da pandemia da COVID-19, poderão usar a pista auxiliar para voos de translado, apenas com tripulação, sem transportar passageiros. As informações sobre cancelamento, transferência de voos e transporte entre os terminais devem ser obtidas diretamente com cada companhia aérea.

Desde o início do ano, a Infraero envolveu todos os stakeholders nas discussões sobre o planejamento das obras na pista do aeroporto de Congonhas. As companhias aéreas foram ouvidas em todas as etapas de preparação da obra e algumas delas demonstraram interesse em seguir operando na pista auxiliar do aeroporto, atendendo aos requisitos regulatórios para tal operação. Todas ajustaram seu planejamento para oferecer as melhores condições aos seus clientes.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds