AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

AOPA divulga comunicado: indícios de contaminação da Avgas
AOPA Brasil avalia a recomendação de suspensão de operações de aeronaves com indícios de problemas

09/07/2020 -16h33
(
Da assessoria da AOPA) -
Em seguida a notificação feita à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e à SAC (Secretaria de Aviação Civil), na última terça-feira, dia 7 de julho, considerando a proliferação de evidências de problemas com a gasolina de aviação comercializada no Brasil, a AOPA Brasil avalia RECOMENDAR aos seus associados e à comunidade aeronáutica que caso haja indícios de vazamentos, suspendam suas operações, até que providências sejam tomadas. Inspeções pré-voo são ainda mais importantes.

__

Divulgação - AOPA Brasil

  AOPA BRASIL
   
 

AOPA Brasil avalia a recomendação de suspensão de operações de aeronaves com indícios de problemas.
 
  

A pauta com da ANAC, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e AOPA Brasil, neste momento, envolve tópicos como laudos técnicos do combustível Avgas distribuído no país, interação com operadores e oficinas, como e para onde encaminhar amostras para análise e decisões sobre eventuais recomendações de circunstâncias de recomendação de "groundeamento" e ações mitigadoras.

Na medida em que as interações da AOPA Brasil com ANAC e ANP evoluam, a Associação manterá seus associados informados.

A AOPA Brasil recomenda a TODOS OS OPERADORES que tenham indícios de problemas com suas aeronaves que documentem fotograficamente tais evidências, mantenham registro de onde foram realizados seus últimos abastecimentos e busquem orientação com suas oficinas mecânicas de confiança. A Associação já está em contato com laboratórios de análises físico químicas de combustíveis para instruir seus associados sobre como coletar e para onde enviar amostras para análise, bem como os custos envolvidos.


Avgas contaminada?

Em 2018 a Petrobras interrompeu a produção de gasolina de aviação em território nacional e desde então, apesar da expectativa de retomada, isso não ocorreu e o Brasil tornou-se importador do produto. Entre 2018 e 2019 houve falta do produto em todo o Brasil.

No segundo semestre de 2019 operadores e oficinas relataram aparentes índices excessivos de chumbo, que se acumulavam de forma anormal em partes do grupo motopropulsor.

Investigações realizadas na ocasião, até onde a AOPA Brasil foi informada pela associação dos distribuidores, deram conta de que as amostras de produto retiradas pela ANP, Distribuidoras e Petrobras, em diferentes pontos de amostragem, desde os tanques de estocagem na refinaria até os tanques das distribuidoras nos aeroportos, estavam dentro das especificações de Chumbo previstos. Havia sido detectada diferença no teor de chumbo do produto produzido no Brasil para o importado porém dentro dos limites da especificação segundo associação de distribuidores.

Ontem passaram a circular diversas informações, em redes sociais de operadores aeronáuticos, em diversas localidades e regiões do Brasil, dando conta da possível ocorrência de corrosões agressivas, aparentemente provocadas pelo combustível, que se apresentam em tanques de aeronaves, juntas, mangueiras, seletoras, bicos injetores, drenos e em outras partes e componentes. Essas informações foram transmitidas inclusive com imagens, já repassadas à ANAC.

Dado o risco severo decorrente de uma eventual contaminação do produto em algum ponto da cadeia de suprimento nossa Associação solicitou pronta ação da ANAC para:

1 - Revelar todos os testes realizados pela Petrobras e distribuidores no combustível importado nos últimos 120 dias.

2 - Realizar novos testes em diversos pontos da cadeia de distribuição, revelando assim que possível seus resultados.

3 - Abrir canal de comunicação direta e formal entre a comunidade aeronáutica e ANAC para que se consiga mapear localidades, aeronaves, amostras de produtos e componentes potencialmente contaminados.

4 - Fornecer imediatas instruções a aviadores, distribuidores, revendedores, operadores e aviadores relativamente a verificações que possam ser conduzidas antes das operações como pronta forma de mitigação de riscos.

A AOPA Brasil recomenda a todos seus associados que aumentem muito seu rigor nas inspeções pré-voo. Preferencialmente, expandam essa verificação para detalhes em mangueiras, conectores, juntas e seletoras em busca de indícios de vazamento de combustível. A AOPA Brasil lembra que esse não é um assunto trivial e os aviadores são os primeiros interessados e responsáveis pela segurança das suas operações!

Caso haja indício de vazamento, aborte seus voos, documente com fotos, procure sua oficina imediatamente. Além disso, colha amostra do combustível que esteja nos tanques e guarde-a. Entre em contato imediatamente com o revendedor ou distribuidor que abasteceu a aeronave e exija o atestado de qualidade do produto e reporte o problema à ANAC e ao CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds