AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Aéreas reduzem o consumo de combustível com Agile GRU
Mais de sete mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera nesse período

18/02/2020 -12h28
(
Da assessoria da ABEAR) -
As companhias aéreas nacionais e internacionais que operam no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), economizaram, entre agosto e novembro de 2019, mais de 2 mil toneladas de querosene de aviação (QAV), em comparação com o mesmo período do ano anterior.

__

Rodrigo Zanette - 03/03/2019

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Companhias aéreas reduzem em mais de 2 mil toneladas o consumo de combustível no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
 
  

Com essa economia de combustível, seria possível realizar mais de mil voos na ponte-aérea entre o Rio de Janeiro (Santos Dumont) e São Paulo (Congonhas). Além disso, mais de sete mil toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera nesse período.

Essa economia de combustível e a redução de emissão de CO2 só foi possível por causa das melhorias implementadas pelo Agile GRU, projeto do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), apoiado pela ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), e implantado no maior aeroporto do país em dezembro de 2018, a partir de estudos iniciados em 2013 para otimizar as operações no terminal.

A iniciativa também conta com parceria da concessionária GRU Airport, da Infraero, da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo)) e das companhias aéreas em operação no aeroporto, com apoio da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil).


Agile GRU

O objetivo do Agile GRU é trazer mais fluidez para as operações aéreas, por meio da coordenação de pousos e decolagens simultâneas em condições meteorológicas visuais, entre outras medidas. O projeto ampliou a eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo no aeroporto, o que levou a redução do tempo em que as aeronaves permanecem em voo no entorno, enquanto aguardam autorização para pouso.

O Agile GRU também agilizou o processo de taxiamento para decolagem, sem impacto nos níveis de segurança. A melhoria foi possível após diversas etapas que incluíram desde a elaboração de novos procedimentos de navegação aérea e a confecção de novas cartas aeronáuticas até a confirmação dos procedimentos e parâmetros de segurança e navegabilidade, além do treinamento das equipes envolvidas.

Para o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Ruy Amparo, o projeto Agile GRU tem promovido a evolução em diversos processos operacionais. "Há resultados expressivos na melhoria de fluxo e em economias significativas de tempo e combustível", afirmou o diretor. "É um exemplo de sucesso do trabalho conjunto da Indústria com o DECEA e o operador aeroportuário. A ABEAR e suas associadas têm orgulho de participar desse esforço", finalizou
.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds