AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Viracopos inicia Projeto AGILE para reduzir emissões de CO2
Participam do grupo de estudos ABEAR, ABV, ANAC, Azul, DECEA, IATA, Infraero, LATAM e SAC

13/02/2020 -11h35
(
Da assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos) -
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), inicia hoje, dia 13 de fevereiro, o Projeto AGILE VCP com o objetivo de desenvolver uma série de estudos técnicos para reduzir as emissões de CO2, elevar os índices de pontualidade e aumentar a capacidade de pousos e decolagens do aeroporto nos próximos cinco anos.

__

Divulgação - Ricardo Lima

  AEROPORTOS BRASIL VIRACOPOS
 

Passageiros passam pelo terminal de passageiros de Viracopos.
 
  

A experiência resultante do projeto AGILE VCP poderá ser aplicada em outros aeroportos brasileiros com volume significativo de tráfego aéreo e que operem com uma única pista.

Já no primeiro ano de trabalho, o objetivo é elevar de 37 para 40 o movimento de aeronaves por hora na pista, assim como reduzir o intervalo entre pousos e decolagens, que resultará na redução das esperas no solo e em voo, elevando os índices de pontualidade e reduzindo o consumo de combustível e, consequentemente, diminuindo as emissões de CO2.

O começo dos trabalhos será marcado pela assinatura do Termo de Referência do Projeto AGILE VCP, no Prédio Administrativo de Viracopos, hoje, às 14h. O projeto será realizado por meio de um Grupo de Trabalho formado por representantes da ABV (Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos), ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Azul, DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), IATA (International Air Transport Association), Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), LATAM e SAC (Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura).

De acordo com os coordenadores do Projeto, além ampliar a integração entre as companhias aéreas, as entidades aeronáuticas e a concessionária, os principais ganhos para o aeroporto de Viracopos serão capacidade expandida para mais pousos e decolagens, maior eficiência operacional, aumento da agilidade e maior pontualidade dos voos.

Segundo o DECEA, sob a ótica da provisão do serviço de controle de tráfego aéreo, a expectativa é que o projeto AGILE VCP proporcione maior agilidade as operações do aeroporto, melhorando a fluidez do tráfego aéreo e impactando positivamente a capacidade de pista e do próprio espaço aéreo.

Para a ABEAR, a implantação do AGILE em Viracopos será vital para o futuro crescimento da capacidade de tráfego aéreo na região metropolitana de São Paulo. Já a IATA considera o projeto um exemplo de como a experiência de Decisão Colaborativa (CDM) pode contribuir de forma inequívoca para a otimização das operações aéreas no Brasil.

Viracopos é o maior aeroporto de importação de carga do Brasil. Aproximadamente 40% das cargas que chegam ao país pelo modal aéreo passam pelo Terminal de Carga do aeroporto. Além disso, o aeródromo atingiu o recorde de movimentação de passageiros em 2019 com 10,5 milhões de pessoas transportadas
.
 
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds