AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Novos pilotos da Fumaça estão prontos para demonstrações
Capitão Rafael Grothe e Capitão Renan Santoro concluíram os seus cursos e agora são considerados operacionais nas posições #2 e #3, respectivamente

20/09/2018 - 11h46
(
Da assessoria do EDA) -
Ser selecionado para compor a equipe da Esquadrilha da Fumaça é um dos pontos altos da carreira do piloto da Força Aérea Brasileira que opta ser candidato a uma vaga. Após ingressar na equipe, ainda que seja um piloto experiente, é necessário realizar o curso de PODA (Piloto Operacional de Demonstração Aérea) para poder voar nas apresentações aéreas da Fumaça. Concluir esse curso, portanto, é outro grande marco na carreira, pois, a partir da sua conclusão, se torna apto a voar em demonstrações para os públicos no Brasil e no mundo.

Confira a agenda de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça

__

Divulgação - EDA

  EDA
 

Novos pilotos da Esquadrilha da Fumaça estão prontos para demonstrações.
 

Selecionados em 2017 para compor a equipe a partir de 2018, os pilotos Capitão Rafael Grothe e Capitão Renan Santoro concluíram os seus cursos e agora são considerados operacionais nas posições #2 e #3, respectivamente.

O PODA é um curso composto de 80 missões e dividido em cinco etapas, em que o novo piloto da equipe aprende todos os procedimentos de voo da sua posição, desde a se adaptar com as características da aeronave A-29 Super Tucano, o voo em posição de formatura, acostumar-se com as acrobacias que exercem "Força G", voar no dorso (cabeça para baixo), até as fases finais, em que comanda a aeronave juntamente com as outras seis da equipe, executando o roteiro completo da mesma demonstração apresentada ao público. Em todas essas etapas, o piloto é acompanhado por um instrutor, responsável por passar os seus conhecimentos, além de passar orientações e correções antes e depois de cada voo. A conclusão se dá com o voo solo do aluno em um treinamento de demonstração, ou seja, desta vez sem a presença do seu instrutor na mesma aeronave.

Recebido por todos os integrantes da Esquadrilha da Fumaça após o seu pouso da sua última missão do curso na quinta-feira, dia 14 de setembro, o Capitão Grothe foi cumprimentado por todos os pilotos, mecânicos e demais militares da equipe de apoio, com o tradicional "batismo" de água com a viatura da Companhia de Contra Incêndio da AFA (Academia da Força Aérea). Para o novo piloto da posição #2, é o término de mais um ciclo da carreira, período em que afirma ter aprendido muito e crescido profissionalmente. "Só tenho a agradecer a todos do Esquadrão pelo apoio e pela confiança no meu trabalho, especialmente ao meu instrutor pelos ensinamentos transmitidos", garantiu.

Adiado o último voo do curso em função das chuvas na região de Pirassununga (SP), onde fica a sede do Esquadrão, o Capitão Santoro realizou o seu voo solo no dia 19 de setembro, também recebido após o pouso por toda a equipe e "batizado" com o apoio dos bombeiros da AFA. Para ele, agora piloto operacional da posição #3, estar na Fumaça era um sonho e, segundo ele, não poderia imaginar, anos atrás, estar na equipe e concluir o PODA. "Agradeço ao meu instrutor por ter me passado os seus conhecimentos e por estar ao meu lado durante toda a formação. Também, registro o meu reconhecimento aos Anjos da Guarda [equipe de graduados das áreas de manutenção e serviços administrativos], pois, sem o trabalho dessa equipe, nada disso seria possível", disse.

A Esquadrilha da Fumaça conta em seu time com 13 pilotos em sete posições de voo. Com exceção da posição #1, ocupada pelo líder, cada uma das posições possui dois pilotos, que se revezam entre uma demonstração e outra. Na próxima apresentação do Esquadrão, prevista para o dia 30 de setembro na cidade de Lagoa Santa, na região metropolitana da capital mineira, Belo Horizonte, o Capitão Santoro estreará publicamente na posição #3 e, já o Capitão Grothe, fará a sua estreia pública na posição #2 a partir da demonstração seguinte, prevista para o dia 10 de outubro em Laranjal Paulista (SP).

Os novos pilotos selecionados em 2018 e que comporão a equipe a partir de 2019 têm previsão de iniciar o curso PODA em fevereiro do ano que vem.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds