AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Curitiba é o terminal mais bem avaliado em pesquisa da SAC
Entre os 15 terminais que já eram pesquisados, Viracopos e Cuiabá apresentaram as maiores evoluções

31/01/2018 - 12h08
(
Da assessoria da SAC) -
Pela primeira vez, a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação) realizou a Pesquisa de Satisfação do Passageiro em 20 aeroportos brasileiros, responsáveis por 87% da movimentação de passageiros no país.

__

Divulgação - Infraero

  INFRAERO
 

Terminal de passageiros do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR).
 
  

Até o 3º trimestre de 2017, a pesquisa era feita em 15 terminais. A partir do 4º trimestre, foram incluídos cinco novos aeroportos de capitais: Maceió (AL), Goiânia (GO), Vitória (ES), Belém (PA) e Florianópolis (SC). Nesta primeira rodada de avaliação, estes cinco foram pesquisados em novembro e dezembro. Os demais, no 4º trimestre inteiro.

O de Maceió (AL), obteve o melhor resultado para o período entre esses cinco, com nota 4,28, numa escala que vai de 1 a 5, sendo 1 para "muito ruim" e 5 para "muito bom". Goiânia (GO) recebeu 4,19; o aeroporto de Belém (PA), 4,03; Vitória (ES) ficou com 3,88; e Florianópolis (SC) alcançou 3,51, abaixo da média estipulada pelo governo (4,00).

Considerando apenas os dois últimos meses de 2017, a média de satisfação geral para os cinco aeroportos foi de 3,99, de acordo com a avaliação dos 4.836 entrevistados. O secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, disse que essa primeira análise desses novos terminais é o início a uma nova fase da Pesquisa de Satisfação.

SAIBA MAIS: Acesse aqui a íntegra da Pesquisa

"Estamos falando de números referentes de apenas dois meses, mas os dados serão fundamentais tanto para o operador público quanto para o privado. Com o resultado, já é possível iniciar um trabalho de gestão para melhorar os resultados dos 38 indicadores apurados na pesquisa. Isso vai trazer benefícios ao serviço, conforto e qualidade aos clientes", ponderou Lopes.

Trimestralmente, o Ministério dos Transportes divulga o resultado da avaliação dos 15 principais aeroportos em relação à satisfação dos passageiros com base em 38 quesitos de infraestrutura, atendimento, serviços, itens de gestão, além da satisfação geral, com notas entre 1 e 5. A partir do primeiro trimestre de 2018, serão 20 terminais.

No 4º trimestre de 2017, 91% dos passageiros considerou os 15 aeroportos que já vinham sendo avaliados como "bons" (4) ou "muito bons" (5). No mesmo período de 2016, o percentual era de 90%. Ao todo, entre outubro e dezembro, foram entrevistadas 13.908 pessoas para os 15 aeroportos. A média do índice geral de satisfação foi de 4,35.

No ranking geral, o aeroporto de Curitiba (PR) foi o terminal com a melhor avaliação na opinião dos passageiros, com nota 4,77. Em segundo ficou Viracopos, em Campinas (SP), com 4,76. O terminal paulista apresentou o maior crescimento entre os 15 terminais no período de um ano: 13% em relação ao mesmo período de 2016. Em terceiro lugar ficaram empatados os terminais de Confins, em Belo Horizonte, (MG) e Natal (RN), com 4,48.

O único terminal que ficou abaixo da meta estipulada pelo governo foi o aeroporto de Salvador (BA) com 3,91. Apesar do resultado, o terminal baiano apresentou melhoria de 3,8% na comparação com o mesmo período de 2016.

O aeroporto de Cuiabá (MT) registrou variação positiva de 8,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o segundo maior crescimento. Os terminais de Brasília (DF), Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE) registraram quedas de 2,2%, 5,6%, 1,4% e 5,4%, respectivamente.

No caso das companhias aéreas, a Azul teve o melhor resultado do trimestre nos quesitos "tempo médio de espera na fila para embarque doméstico" (10min 25seg), "espera na fila do balcão de check-in" (6min e 20 seg), e no "tempo médio da restituição da última bagagem" (5min e 06seg). A GOL, por sua vez, ficou com o melhor tempo na "restituição da primeira bagagem" (9min e 24seg).

Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 308 mil pessoas nos 15 principais aeroportos, que estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Na categoria de até 5 milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM), Cuiabá (MT). Nesse grupo também farão parte os novos aeroportos da Pesquisa: Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC)

Entre 5 e 15 milhões estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds