AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Viracopos e PF realizam simulado de ameaça de bomba
Um robô da Polícia Federal foi utilizado para recolher o artefato, que foi detonado com sucesso pelos peritos

22/06/2017 - 19h04
(
Da assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos) -
O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e a Polícia Federal, em parceria com a Infraero, realizaram ontem, dia 21 de junho, um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB), que durou aproximadamente cinco horas e foi realizado pela primeira vez dentro da Torre de Controle do aeroporto. O local foi abandonado pelos funcionários de acordo com o plano de abandono previsto no treinamento.

__

Rodrigo Zanette - 19/02/2007

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Torre de controle do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
  

O ESAB ocorre anualmente conforme previsto na norma RBAC 111 do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC) e no Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) de Viracopos.

O simulado começou às 9h no Auditório da Torre com uma palestra informativa sobre como agir ao encontrar objetos abandonados no aeroporto. Logo após, foi iniciado o simulado de ameaça de bomba.

A Torre comunicou o COE (Centro de Operações Emergência) de Viracopos às 10h47 que havia recebido uma denúncia informando a existência de um artefato explosivo localizado embaixo de uma escada no piso térreo do prédio. Em seguida, foi iniciado o trabalho de identificação do suspeito por meio das mais de 800 câmeras de segurança do aeroporto. O objeto suspeito logo foi encontrado por uma equipe especializada da Polícia Federal e a área evacuada e isolada imediatamente.

Foi necessário acionar o grupo especializado em bombas e explosivos da Polícia Federal de Campinas. Eles utilizaram um robô para transportar o suposto artefato explosivo para um local isolado e explodir o objeto, às 14h08. O término do exercício ocorreu às 14h11 e foi considerado bem sucedido pelo controle de qualidade AVSEC (Segurança Contra Atos de Interferência Ilícita na Aviação), autoridades policiais e pelo aeroporto.

Durante o exercício, foi acionada também a equipe médica do aeroporto com uma ambulância, pois no decorrer do treinamento foi simulado que um dos funcionários da Torre passou mal durante o abandono do prédio. Ele precisou ser retirado em uma maca. O ESAB contou também com a colaboração da Polícia Militar, da Polícia Civil e da EMDEC, além dos Bombeiros de Viracopos.

  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds