AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Ferramenta auxilia navegação aérea em condições adversas
"Estimador Panorâmico de Visibilidade de Aeródromo" facilita o treinamento de novos operadores, aumenta a qualidade do serviço e melhora a segurança operacional do tráfego aéreo

12/01/2017 - 16h31
(
Da assessoria da SAC) -
Diariamente o setor da aviação se depara com desafios operacionais e um deles é a condição meteorológica adversa para pousos e decolagens. O engenheiro de produção (UFRGS) Edson Morales e o colega Danilo Bittencourt, formado em Ciência da Computação (UNIVALI) criaram uma ferramenta com o objetivo de dar mais praticidade e agilidade ao trabalho de técnicos, meteorologistas e controladores de tráfego aéreo quando as condições de visibilidade são difíceis. O recurso chama-se Estimador Panorâmico de Visibilidade de Aeródromo (EPVA).

__

Rodrigo Zanette - 14/05/2014

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Torre de controle do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
  

O EPVA é uma ferramenta de auxílio à navegação aérea, que ajuda a estimar a visibilidade horizontal a ser utilizada nos boletins meteorológicos e a definir as condições operacionais dos aeroportos. Utiliza imagens panorâmicas para resolver se o terminal está aberto ou fechado para pousos e decolagens e se opera no visual ou por instrumentos. (Operar por instrumentos significa que a visibilidade da pista de aeronaves está baixa e é necessário que equipamentos de bordo e solo sejam acionados; operação é visual quando a visibilidade é boa).

Segundo Edson Morales, o EPVA mostrou superior rapidez (em comparação com os atuais equipamentos e sistemas utilizados pela aviação civil) na identificação dos pontos de visibilidade do piloto, facilitou a interpretação e deu mais precisão às estimativas de voo.

"Além disso, o projeto facilita o treinamento de novos operadores e aumenta a qualidade do serviço prestado, o que melhora a segurança operacional", explicou o engenheiro. A ferramenta foi confeccionada para versão digital (celulares, tablets ou telas de computador) e também versão impressa.

Edson Morales e Danilo Bittencourt conquistaram o primeiro lugar no "Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação" na categoria Iniciativas de Inovação. O projeto dos especialistas em navegação aérea da Infraero durou um mês e já foi procurado por outras Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações de Tráfego Aéreo (EPTA) da Infraero e pelo CINDACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), que pediram mais informações sobre a implantação da ferramenta em outros aeródromos.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds