AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Esquadrilha da Fumaça fará demonstrações no exterior
Estreia da agenda 2016 será no dia 1° de abril, na FIDAE, no Chile

25/03/2016 - 10h47
(
Da assessoria do EDA) - Depois de um retorno histórico em 2015, o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), da FAB (Força Aérea Brasileira), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, estreará sua nova aeronave em solo estrangeiro. A primeira turnê internacional com o A-29 Super Tucano acontece entre os dias 29 de março e 7 de abril e conta com paradas no Chile e na Argentina.

__

Rodrigo Zanette - 29/07/2015

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Porto Ferreira (SP).
  

Para começar com força total, o palco das primeiras demonstrações é o maior evento da aviação civil e militar da América Latina e do hemisfério sul, a FIDAE (Feira Internacional do Ar e do Espaço), em Santiago, no Chile.

Por lá, serão três dias de apresentações, entre 1° e 3 de abril, sob o olhar atento do público local e mundial, além de uma programação que inclui shows aéreos com o grupo de Alta Acrobacia da Força Aérea Chilena, os Halcones.

"Vai muito além que uma simples atribuição do Esquadrão. Em ações internacionais, a Esquadrilha da Fumaça leva mais que o nome da Força Aérea Brasileira, leva o nome do Brasil para outras nações. E com o A-29, um produto nacional, a indústria brasileira em sua mais alta potencialidade", ressalta o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o tenente-coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

"Outra vantagem fundamental está na troca de experiência. Realizamos intercâmbios regulares, mas o contato direto, amplo, entre grupos de demonstração de ponta, civis e militares, agrega em outro nível ao voo e aos nossos processos administrativos", completa Caldas.

A parada final do Esquadrão de Demonstração Aérea nesta temporada fora do Brasil será em Córdoba, cidade Argentina sede da Escola de Aviação Militar do país, onde realiza a última demonstração na terça-feira, dia 5 de abril, antes do retorno à Pirassununga (SP), sede do Esquadrão.

Com a pausa de dois anos para a adaptação a nova aeronave, novos militares foram incluídos ao efetivo do EDA, inclusive, o tenente-coronel Caldas, que assumiu o Comando da Unidade em dezembro de 2015 e realizará sua primeira demonstração no Chile na posição de líder.

"Somos orgulhosos do trabalho que realizamos aqui e a maior emoção em atuar no exterior é mostrar esse trabalho fora do Brasil, levar o nome do país e associá-lo com o compromisso e a excelência", relata O comandante.


Preparação

Demonstrações internacionais representam um desafio ainda maior, mesmo para quem já está habituado a voos e manobras de alta complexidade.

"Para começar, a quantidade de equipamento deslocado é muito maior do que em apresentações dentro do Brasil. A logística em si já exige uma coordenação de tarefas eficiente em virtude do efetivo envolvido inclusive com a equipe reduzida que segue conosco para a turnê", explica o capitão aviador Cleryson Wander Teixeira, Ala Direita da formação (número 2).

Os preparativos ainda incluem a coordenação aérea específica para voos internacionais, como o levantamento das autorizações obrigatórias, bem como estudo das melhores rotas, possíveis pontos de apoio e condições climáticas da região.

Para completar, pelo menos um dia em solo é necessário para manutenção correta das aeronaves, fator fundamental para a segurança e qualidade das demonstrações.

Ao todo, oito aeronaves A-29 Super Tucano e 39 militares da Esquadrilha da Fumaça, entre oficiais pilotos, das áreas de Especialização em Aviões, de Medicina e de Comunicação, além dos Graduados Especialistas em Manutenção de Aeronaves, seguem para a turnê.

Além da logística, o preparativo inclui o treinamento específico para demonstrações em outro país e adaptação da trilha sonora e da locução para o idioma local.

Segundo o capitão Wander, uma demonstração exclusiva para a FIDAE foi desenvolvida. "Temos duas sequências de 20 e 25 minutos, que variam de acordo com a meteorologia no momento do voo. Ao todo, o público presente poderá assistir a cerca de 30 manobras em cada uma de nossas apresentações", garante o piloto.


O Super Tucano

Fabricado pela Embraer, o A-29 é empregado pela FAB para cumprir missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça.

A aeronave turboélice incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos e foi concebida para atender aos requisitos operacionais da FAB para uma aeronave de ataque tático. Outros países como Estados Unidos, Angola, Colômbia e Chile também operam a aeronave.

Para a Esquadrilha da Fumaça, o modelo passou por adaptação. Além da nova pintura, nos locais onde eram armazenados os armamentos foram instalados tanques de fumaça. Esta, por sinal, se destaca com um diferencial: é ecologicamente correta. Vale ressaltar que um novo óleo foi desenvolvido para que sua queima não agrida a camada de ozônio nem contribua com o aquecimento global.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds