AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Viracopos realiza exercício simulado de ameaça de bomba
Treinamento mobilizou toda a comunidade aeroportuária; robô da Polícia Federal explodiu o artefato

24/09/2015 - 18h48
(Da assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos)
- O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), realizou na tarde de hoje, dia 24 de setembro, um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB) nas proximidades do Novo Terminal de Passageiros (T1). O treinamento foi realizado em parceria com a Polícia Federal.

__

Divulgação - Aeroportos Brasil Viracopos

VIRACOPOS

BNovo Terminal de Passageiros do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
  

O objetivo da atividade é testar o Plano de Contingência do aeroporto, treinar equipes e orientar a comunidade aeroportuária na identificação e comunicação de uma ameaça de bomba.

"Claro que ninguém deseja que uma situação desse tipo aconteça por aqui. Mas, caso ocorra, temos de estar o melhor preparados possível", ressaltou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota. "A prontidão operacional nos habilita a garantir a segurança das pessoas e das instalações", completou.

Ao todo, cerca de 30 pessoas participaram do exercício entre as áreas de segurança, operações, equipe médica e bombeiros do aeroporto, além da Polícia Federal.


O exercício

O treinamento começou por volta das 12h30, logo após o COE (Centro de Operações de Emergência) de Viracopos receber uma ligação de ameaça de bomba. Em seguida, o COE solicitou o apoio da Central de Monitoramento Eletrônico de Segurança para o monitoramento do local e acionou o encarregado de segurança para verificar a ameaça in loco.

Já no local da ameaça de bomba, o encarregado de segurança informou ao Centro de Operações de Emergência a existência de uma caixa de papelão pequena, que produzia som de relógio e apresentava um recorte na parte superior, deixando aparente uma engrenagem com uma tampa plástica transparente.

Com a confirmação da existência do possível artefato explosivo, o COE iniciou os acionamentos para composição da Assessoria de Avaliação de Risco. Todo o treinamento durou aproximadamente duas horas. A suposta bomba foi desarmada com a ajuda de um robô da Polícia Federal.

"A avaliação do exercício foi bastante positiva. Todas as equipes foram mobilizadas e responderam os chamados no tempo determinado, assim como o isolamento da área e a desativação do suposto explosivo", explicou Mota.


Segurança

O Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB) está previsto no PNAVSEC (Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil) e no Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) de Viracopos. De acordo com o artigo 289, o desenvolvimento e a realização dos exercícios de segurança são de responsabilidade da administração aeroportuária, conforme descrito no plano de contingência do aeroporto, em coordenação com a Polícia Federal.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds