AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Especialistas debatem novas concessões de aeroportos
Evento realizado hoje em São Paulo contou com apoio da ABESATA; entidade comemora intenção da ANAC de coibir abusos nas receitas não tarifárias

23/10/2015 - 20h08
(Da assessoria da ABESATA)
- Ao longo de todo o dia de hoje, dia 23 de outubro, especialistas em aviação, meio ambiente, advogados, concessionários e autoridades estiveram reunidos em São Paulo no "Seminário Concessões de Aeroportos: oportunidades de negócios e desafios".

__

Rodrigo Zanette - 14/05/2014

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Vista externa do Terminal de Passageiros 3 do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
  

Na abertura, Guilherme Ramalho, secretário-executivo da SAC, traçou um completo panorama do processo de privatização dos aeroportos do Brasil. Começando pelo aeroporto de Natal, em São Gonçalo do Amarante, que funcionou com um projeto piloto, até chegar aos outros cinco (Guarulhos, Galeão, Brasília, Confins e Viracopos), que juntos são responsáveis por 50% do fluxo nacional de passageiros.

Ramalho revelou que nestes quatro anos foram investidos, graças à parceria com a iniciativa privada, R$ 15,6 bilhões no sistema aeroportuário. Só com o poder público foram necessários 16 anos para chegar ao investimento feito em quatro com a parceria público privada.

Com os recursos injetados no sistema, houve também um aumento de capacidade significativo, 80 milhões de passageiros ao ano. O secretário executivo da SAC também falou dos próximos aeroportos a serem privatizados e da necessidade de investir na aviação regional.

"Pesquisa divulgada ontem mostrou que de 170 a 250 cidades têm potencial para receber voos com boa ocupação e hoje não são servidas pela aviação comercial", comentou.

Ao longo do dia, o "Seminário Concessões de Aeroportos: oportunidades de negócios e desafios" debateu questões como licenciamento ambiental, a estrutura contratual das concessões, fiscalização do TCU (Tribunal de Contas da União) e a preocupação com os ágios que na primeira leva passaram de 673% (Aeroporto de Brasília), o ponto de vista da indústria da construção a respeito das obras aeroportuárias e a visão das companhias aéreas sobre concessões e desafios.

À tarde, todos terão a oportunidade de ouvir a experiência de quem já é concessionário (GRU e Viracopos). "Estamos vivendo um momento histórico, de investimentos pesados e tomada de decisão importante. Passada a primeira fase de privatizações, vem mais por aí e o debate é muito oportuno para que possamos todos aprender com os erros e acertos, aprimorando sempre", disse Ricardo Miguel, presidente da ABESATA (Associação Brasileira das Empresas Auxiliadores do Transporte Aéreo), apoiadora do seminário.

Para o setor de serviços auxiliares, as concessões trazem oportunidades, mas também alteram o cenário e as empresas precisam não apenas se adaptar, mas contribuir e participar do processo. Miguel destacou o comentário de Clarissa Barros, da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ela disse que está trabalhando para atuar no equilíbrio e na busca de abusos por parte das atuais concessionárias nas receitas não tarifárias.

"As tarifas são reguladas por contrato com um teto, mas as receitas não tarifárias, telefone, aluguel de espaço etc, são regulados hoje 'por ameaça', quando se refere às áreas operacionais", completou o presidente da ABESATA.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds