AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Esquadrilha da Fumaça apresentará novidades em Maringá
Primeira apresentação pública com os Super Tucano promete surpreender o público

10/07/2015 - 22h14
(Da assessoria da FAB)
- A primeira apresentação pública do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), da FAB (Força Aérea Brasileira), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça com seus A-29 Super Tucano promete surpreender o público da 18ª EAB (Expo Aero Brasil), que acontece no aeroporto de Maringá (PR) entre os dias 9 e 12 de julho.

__

Valdemar Júnior - 09/07/2015

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Público acompanha passagem dos Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça durante o Campeonato Nacional de Acrobacias Aéreas, realizado na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP).
  

Sete aeronaves com as cores da Bandeira do Brasil se apresentarão amanhã, dia 11 de julho, às 15h10, desenhando mensagens com fumaça no céu. Haverá outra demonstração no domingo, dia 12, no mesmo local, também às 15h10.

Fabricados pela Embraer, os A-29 já eram empregado pela FAB cumprindo missões de defesa aérea, treinamento avançado, ataque leve, escolta, patrulha aérea de combate e na formação de líderes da aviação de caça. Outros países como Estados Unidos, Angola, Colômbia, Chile e outros já operam a aeronave.

O A-29 Super Tucano é a quinta aeronave adotada pela Esquadrilha da Fumaça, mas para essa nova fase, o novo modelo passou por uma adaptação. Nos locais onde eram armazenados os armamentos foram instalados tanques de fumaça. Esta por sinal, se destaca com um diferencial: é ecologicamente correta.

A sustentabilidade e a preocupação com o público que prestigia as manobras da Esquadrilha da Fumaça foram fatores determinantes para a mudança. Graças a um estudo da equipe, um novo óleo foi desenvolvido para que sua queima não agrida a camada de ozônio nem contribua com o aquecimento global.

"A fumaça é muito importante não só pelo traçado que faz durante as manobras realizadas pelas aeronaves, facilitando a visualização por parte do público, como serve de referência para os pilotos que, em voo, têm a ajuda na identificação da posição dos outros aviões durante uma demonstração", afirma o chefe da Seção de Material do EDA, capitão especialista Márcio Aparecido Tonisso.

O desenvolvimento do sistema de fumaça para os Super Tucanos aconteceu em parceria com os mecânicos do EDA, do Parque Material de Aeronáutica de Lagoa Santa e da Embraer. O projeto também inclui a criação de um software específico para a elaboração de escrita com a fumaça, seguindo a tradição iniciada em 1953, quando, sobre a Praia de Copacabana, o sistema de escrita no céu foi iniciado com apenas três letras: FAB.

Entre as principais novidades está o retorno das manobras lanceváque e chumbóide, quando uma aeronave realiza uma série de giros no ar. Mesmo com a mudança de aeronave, continuam a ser realizadas manobras já conhecidas do público, como "coração", "DNA", "paquenca" e "dorsão", quando as sete aeronaves voam de cabeça para baixo. Cerca de 50 manobras estão previstas para as demonstrações em Maringá, com duração média de 45 minutos cada uma.

"Nós passamos dois anos em treinamento, desenvolvendo essas manobras, explorando o envelope de voo da nova aeronave", explica o tenente-coronel Marcelo Gobett, líder do EDA.

      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds