AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

SAC divulga pesquisa de satisfação dos passageiros
Levantamento realizada desde o primeiro trimestre de 2013, confirma evolução na avaliação dos principais aeroportos do País

29/01/2015 - 17h12
(Da assessoria da SAC)
- Além de estar voando mais, o brasileiro está voando melhor. É o que se pode constatar a partir dos resultados da pesquisa de satisfação do passageiro, realizada pela SAC (Secretaria de Aviação Civil) nos 15 principais aeroportos, responsáveis por 95% da movimentação no País.

__

Rodrigo Zanette - 14/05/2014

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Interior do Terminal 3 do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP).
 

A evolução da média geral de satisfação do passageiro em todos os aeroportos, passou de 3,84 no primeiro trimestre de 2013, período da primeira avaliação, para 3,94, nesta última pesquisa. Além disso, oito dos 15 aeroportos avaliados alcançaram médias acima de 4. Na primeira pesquisa realizada, em 2013, apenas quatro obtiveram esse desempenho.

A mudança na percepção dos passageiros foi motivada, principalmente, por três fatores: ampliação de investimentos e obras, melhor gestão dos operadores e governança. Em relação aos investimentos, por exemplo, foram aplicados R$ 13 bilhões na melhoria da infraestrutura dos aeroportos entre 2011 e 2014, que propiciaram aos passageiros aeroportos maiores e melhores.

"Antigamente, os aeroportos eram muito apertados e a demanda era grande, o que causava uma situação de desconforto. Faltavam pátios para pernoitar e posicionar as aeronaves, por exemplo. Foram feitos investimentos na criação de pátios em vários terminais, o que serviu para melhorar a oferta de serviços", explica Paulo Henrique Possas, diretor de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil.

Outro fator importante nesse contexto é a melhoria na gestão e planejamento dos operadores aeroportuários, companhias aéreas e órgãos públicos. A governança do setor também evoluiu, a partir da ação da CONAERO (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias), com integração maior entre a SAC e os órgãos públicos, companhias aéreas e operadores aeroportuários.

"Hoje, temos um fórum em que falamos com todo mundo ao mesmo tempo. Existe uma organização melhor da aviação civil no País", afirma Paulo Henrique Possas. Nesse sentido, já foram realizados seminários com autoridades aeroportuárias, com a apresentação de uma análise do setor. O objetivo central desses encontros é discutir formas como os operadores podem atuar em cima dos dados coletados, com atenção maior aos indicadores que mais importam aos passageiros.


Privatizações

O programa de concessões de aeroportos, que já levou os terminais de Brasília, Guarulhos, Galeão, Confins, Viracopos e São Gonçalo do Amarante, em Natal, a serem administrados por grupos privados, também contribuiu para uma melhor avaliação pelos passageiros em relação às últimas pesquisas.

"Estamos colhendo frutos de um programa de concessões bem feito. Viracopos e Guarulhos estão melhorando a cada trimestre", afirmou Paulo Henrique Possas. "A pesquisa está cumprindo seu objetivo enquanto ferramenta de gestão. A gente apresenta aos aeroportos os indicadores que mais impactaram na pesquisa e os operadores buscam melhorar. As boas notas médias são reflexo desse trabalho", definiu.

Na primeira pesquisa, realizada durante o primeiro trimestre de 2013, por exemplo, apenas quatro aeroportos, Curitiba (4,21), Recife (4,14), Fortaleza (4,14) e Natal (4,12), apresentaram notas médias acima de 4, levando em consideração todos os itens.

O número de aeroportos mais bem avaliados dobrou na pesquisa mais recente, no quarto trimestre de 2014, passando para oito, sendo dois deles concessionados (Viracopos e Brasília). Os outros seis são administrados pela Infraero (Curitiba, Recife, Fortaleza, Santos Dumont, Congonhas e Porto Alegre).

      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds