AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Aviação doméstica retoma o crescimento após a Copa
Demanda sobiu 5,9% em agosto, em linha com avanço acumulado do ano

23/09/2014 - 20h32
(Da assessoria da Abear)
- Depois de um primeiro semestre com variações atípicas e uma movimentação durante a Copa do Mundo praticamente estável em relação ao ano passado, a demanda por transporte aéreo doméstico em agosto registrou alta de 5,9% sobre o mesmo mês de 2013.

__

Rodrigo Zanette - 19/12/2013

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

TAM continua líder nos mercados doméstico e internacional entre as companhias brasileiras.
 

A taxa ficou próxima daquela registrada para o acumulado dos oito meses desse ano, que é de 5,6%.

Os números são relativos ao desempenho das empresas integrantes da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que reúne TAM, GOL, Azul e Avianca Brasil.

"São dados positivos porque podem indicar que nem toda a reprogramação de viagens do ano ficou concentrada no primeiro semestre", afirma Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Até antes da Copa do Mundo o setor registrou taxas crescimento acima do normal, inclusive em meses de baixa atividade, como fevereiro, março e abril. O fenômeno foi associado especialmente a um adiantamento dos compromissos de negócios desse ano para evitar a concorrência com o público da Copa por passagens, hospedagem e serviços em geral.

Em números absolutos, a demanda doméstica em agosto passou de 7,2 bilhões de RPK (passageiros-quilômetros transportados) para 7,6 bilhões de RPK. A oferta seguiu controlada, sendo reduzida em 0,9% no consolidado, passando de 9,7 bilhões de ASK (assentos-quilômetros oferecidos) para 9,6 bilhões ASK. Como resultado, o Load Fator (taxa de ocupação, relação entre a oferta e a demanda) avançou 5,1% em um ano, atingindo 79,3%.

"Essa taxa de ocupação é recorde para o mês de agosto, que normalmente é um mês mais fraco na sazonalidade do setor. Isso considerando não somente os números da Abear, mas toda a série histórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). É algo muito positivo, que mostra a eficiência da indústria, que se aproxima gradualmente dos níveis dos Estados Unidos, mercado maduro e referência global", afirma o consultor técnico da Abear, Maurício Emboaba.

"Em 2009, os aviões voavam no Brasil com 66% de sua capacidade, enquanto as companhias norte-americanas mantinham 81% dos seus assentos ocupados. No consolidado até julho deste ano, a taxa média passou para 80% nas empresas brasileiras e 85% para as norte-americanas", informa o especialista, comentando a trajetória recente.

Os passageiros embarcados em agosto pelas associadas Abear somaram 6,7 milhões, total 4,1% superior a 2013. No mês, pelo critério da parcela de RPK, a TAM liderou o mercado com 39,1% de participação, seguida pela GOL, com 35,6%, Azul, com 16,3%, e Avianca Brasil, que atingiu 9%.

De janeiro a agosto, a demanda doméstica registrou alta de 5,6% sobre o mesmo período do ano anterior. A oferta total tem ligeira retração, tendendo à estabilidade, de 0,5%. A taxa de ocupação do ano permanece em 79,6%, com melhoria de 4,6%. Somam 52,4 milhões os passageiros embarcados nos voos domésticos.

A avaliação de 12 intervalos dos totais móveis (séries consolidadas de resultados de 12 meses, registradas mês a mês, projeta nesse momento uma taxa anualizada de demanda em alta de 6%, para uma oferta com pequeno crescimento de 0,8%.

O mercado internacional apresentou um crescimento surpreendente para o mês de agosto, bastante acima da taxa do segmento doméstico. A demanda teve alta de 14,7% (saltando de 2,2 bilhões de RPK para 2,6 bilhões de RPK). A oferta também foi ampliada em 5,2% para atender o mercado (passando de 2,9 bilhões de ASK para 3 bilhões de ASK). Com a demanda crescendo mais que a oferta, a taxa de ocupação experimentou avanço de 7,1%, ficando em 85,3%.

"Diferentemente da taxa da aviação doméstica, esse aproveitamento dos voos internacionais é recorde não somente para o mês de agosto na série histórica, mas para qualquer mês do registro. Superou, inclusive, os 85,1% do mês passado, melhor desempenho até então, mas mais natural para um mês forte, normalmente de férias", destaca Emboaba.

A GOL, com 15,3% de participação de mercado (parcela do total de RPK) em agosto e a TAM, com 84,7%, são as únicas companhias nacionais operando voos internacionais atualmente. As duas transportadoras embarcaram juntas 433 mil passageiros em agosto, 12,1% a mais do que em agosto de 2013
.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds