AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Aviões de universitários paulistas disputam competição
SAE BRASIL AeroDesign reunirá universitários do Brasil e do Exterior entre 30 de outubro e 2 de novembro, em São José Campos

23/09/2014 - 20h14
(Via assessoria de imprensa)
- No dia 30 de outubro, 26 aviões construídos por estudantes de engenharia do estado de São Paulo, radiocontrolados e em escala reduzida, chegam a São José dos Campos para disputar a 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign.

__

Divulgação

 

 

Aeronave desenvolvida pela equipe do Mackenzie em 2013.
 

A competição, que será realizada até 2 de novembro, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), reunirá ao todo 95 aviões, de universitários do Brasil, Venezuela, México, Peru e Polônia.

Entre as 95 equipes, 87 são do Brasil e oito do Exterior (quatro da Venezuela, duas do México, uma do Peru e, pela primeira vez, uma da Polônia.

Todas as equipes, que reúnem mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, foram desafiadas a projetar e construir aeronaves radiocontroladas como projeto extracurricular em 87 instituições de ensino.

A competição contempla três categorias de aeronaves: Classe Regular (64 equipes), Classe Advanced (cinco equipes) e Classe Micro (26 equipes). O objetivo é que cada aeronave transporte o maior peso de carga durante o voo, de acordo com a categoria.

Veterana inscrita na Classe Regular, a equipe Harpia, da Universidade Federal do ABC, recebeu na edição anterior da competição a menção honrosa "Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga" (3,20 segundos). Este ano, a equipe apresentará um monoplano construído com materiais compósitos, motor de oito cilindradas e envergadura de 2 metros, capaz de carregar aproximadamente 10 quilos de carga útil ou 20 a 25 placas de MDF.

"Substituímos o alumínio e a aeronave ficou bem mais leve, porque usamos fibra de carbono e honeycomb (material leve e resistente)", afirma Lucas Francisco Pereira, capitão da Harpia, que desenvolveu dispositivo para bater o próprio recorde em relação ao tempo de retirada de carga. A equipe foi a 35ª colocada em 2013 entre as 75 inscritas na categoria.

A equipe Mechane, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e 23ª colocada em 2013 na Classe Regular, disputará com monoplano em configuração convencional, com asa de geometria reto-trapezoidal, capaz de transportar 12 quilos em placas de alumínio.

"Devido às mudanças no regulamento da competição, o avião foi totalmente remodelado. Alteramos a envergadura da asa, nas empenagens horizontais e verticais, no compartimento de carga e no tail boom, e ainda assim conseguimos aumentar em 121% a nossa asa em relação à do ano passado", diz Filipe Andrade Baruzzi, capitão da equipe.

Segundo Baruzzi, as inovações estão presentes também nas rodas, trem de pouso, fuselagem (de perfil frontal aerodinâmico) e nos componentes estruturais com geometria e materiais inovadores. "A utilização de materiais compostos e a impressão em 3D possibilitaram o pioneirismo no projeto da equipe Mechane em 2014", comenta ele.

Da Grande São Paulo participam, ainda, as equipes FEI, do Centro Universitário da FEI; Ícaro, da Universidade Nove de Julho; Keep Flying, da Escola Politécnica da USP; Obelix, do Instituto Mauá de Tecnologia; e Taperá Baby, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Em São José dos Campos, as avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br).

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro.

A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada. Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

"A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria", afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Os aviões da Classe Regular e da Classe Advanced poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. Já as aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Nas três categorias, as aeronaves deverão decolar em distância máxima de 61 metros.

Para competir na Classe Regular, as aeronaves devem respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não pode exceder 0,775 m². São permitidas apenas aeronaves monomotores, e o motor deve ser selecionado entre cinco indicados no regulamento.

Na Classe Advanced, a única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3 kg. A seleção do número de motores e do tipo do motor é totalmente livre, podendo ser a combustão ou elétrico.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar em compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Todas as aeronaves devem carregar a mesma carga em todos os voos: 40 bolinhas.

A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. Para esta categoria não existem restrições geométricas nem ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³
.
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds