AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

SAE Brasil AeroDesign receberá 95 aviões
Estudantes do Brasil e do Exterior se reunirão no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, entre 30 de outubro e 2 de novembro

15/10/2014 - 17h34
(Da assessoria da SAE Brasil)
- A partir de 30 de outubro, São José dos Campos sediará a 16ª Competição SAE Brasil AeroDesign, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial). A competição, que seguirá até 2 de novembro, receberá 95 aviões, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Brasil e do Exterior. Dos 95 projetos, oito são de equipes estrangeiras, de Venezuela, México, Peru e Polônia.

__

Divulgação - SAE Brasil

  SAE BRASIL
 

SAE Brasil teve 105 equipes inscritas em 2013.
 

Para participar da competição, as equipes, que somam aproximadamente 1,3 mil participantes entre estudantes e professores orientadores (oriundas de 68 instituições de ensino superior), foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados segundo o regulamento da SAE Brasil.

As 87 equipes brasileiras representam 16 estados, mais o Distrito Federal. O estado com maior número inscrições é São Paulo, com 26 equipes, seguido de Minas Gerais, com 18; Rio Grande do Sul, com 11; e Santa Catarina, com cinco. Rio de Janeiro e Pernambuco contam com quatro equipes cada. Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Norte são representados por três equipes cada. Bahia e Piauí possuem duas equipes cada. Pará, Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo estão com uma equipe cada.

Devido à crescente procura pela competição a cada ano (em 2013 foram 105 equipes inscritas), pela primeira vez a SAE Brasil optou por limitar número de equipes, considerada a capacidade disponível em recursos humanos e infraestrutura para conduzir a competição com eficácia operacional e segurança de todos os envolvidos. Para a edição de 2014, o número máximo foi 95. Houve fila de espera de 35 equipes interessadas em participar da competição.

A competição possui três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Entre as novidades do regulamento deste ano, as aeronaves das Classes Regular e Advanced poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. Já as aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Nas três categorias, as aeronaves deverão decolar em distância máxima de 61 metros.

Para competir na Classe Regular, as aeronaves devem respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não pode exceder 0,775 m². São permitidas apenas aeronaves monomotores e o motor deve ser selecionado entre cinco indicados no regulamento.

Na Classe Advanced, a única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3 quilos. A seleção do número de motores e do tipo do motor é totalmente livre, podendo ser a combustão ou elétrico.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar em compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Todas as aeronaves devem carregar a mesma carga em todos os voos: 40 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. Para esta categoria não existem restrições geométricas nem ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175 m³.

As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE Brasil. Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações, ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro.

A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE Brasil é afiliada. Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE Brasil, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

"As competições estudantis da SAE Brasil são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro", analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE Brasil.
    

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds