AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Pilotos do EDA participam de curso de acrobacia aérea
Público-alvo foram três novos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, que ainda darão início aos treinamentos em acrobacias aéreas, além de toda a equipe de Oficiais do Esquadrão

08/05/2014 - 22h23
(Da assessoria do EDA
) -
Com o intuito de aprofundar assuntos referentes à demonstração aérea, o grupo de pilotos do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participou do "Curso Teórico de Acrobacia Aérea" nos dias 29 e 30 de abril no auditório do esquadrão, na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP).

__

Divulgação - EDA

 

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

 

Tenente-Coronel Gobett finalizou o curso com a palestra: "Introdução à aviação de pequeno porte e show aéreo".
  

"O curso pretende elevar o nível de conhecimento teórico sobre acrobacias, aprimorando a formação do piloto operacional em demonstração aérea. Com as aulas, as informações constituirão um firme embasamento teórico que irá facilitar o aprendizado prático. Dessa forma, os ensinamentos transmitidos diretamente de instrutor para aluno, durante briefings e voos, serão melhor assimilados, otimizando o processo ensino-apredizagem e garantindo, consequentemente, uma maior segurança operacional de voo", disse o tenente-coronel Marcelo Gobett Cardoso, líder do EDA.

O curso teve como público-alvo três novos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, que ainda darão início aos treinamentos em acrobacias aéreas, além de toda a equipe de Oficiais do EDA. O corpo docente foi composto por sete instrutores, sendo quatro deles Oficiais da Fumaça: três pilotos e um médico, que abordou o tema "Fisiologia aplicada ao voo acrobático".

Dois representantes do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), também foram convidados a conceder palestras relacionadas ao tema em questão. O piloto de Ensaios em Voo, tenente-coronel Ricardo de Lima e Souza, ex-integrante da Fumaça que voou tanto o T-27 quanto o A-29 em sua carreira, ministrou o assunto "Desempenho em curva e limites da aeronave A-29", nivelando conhecimentos importantes na ótima exploração das capacidades do avião. Atualmente, ele está auxiliando na formação do novo piloto número 5 da Esquadrilha.

O outro convidado do DCTA foi o major engenheiro Fábio Almeida, do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), que palestrou sobre a "Mecânica de Voo Aplicada ao Voo de Acrobacia". O major Almeida, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e doutor em Engenharia Aeroespacial, também é piloto privado e ainda participa de campeonatos civis de acrobacias pelo Brasil.

Vários outros temas foram abordados no curso, como "Conceitos Básicos sobre Demonstração Aérea", "Fundamentos do Voo à Baixa Altura" e "Introdução à Aviação de Pequeno Porte e Show Aéreo". Este último foi apresentado pelo próprio comandante da Esquadrilha da Fumaça, tenente-coronel Gobett, que concluiu o curso com diversos conhecimentos sobre aviação geral de acrobacias, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

"Estou muito satisfeito com o resultado das aulas. Sempre pensei que seria interessante sistematizar a base teórica por meio de um curso para que os pilotos pudessem obter uma preparação igualitária, de forma a tornar o conhecimento mais completo e geral, antes de partir para treinamentos práticos de acrobacias aéreas da Esquadrilha da Fumaça", disse Gobett.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds