AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Aprimoramento de rotas vai trazer redução de custos
Ao todo 180 rotas passarão por alterações em seu traçado

09/12/2014 - 20h12
(Da assessoria da ABEAR)
- Uma comissão formada por membros do DCEA (Departamento do Controle do Espaço Aéreo) e representantes das empresas aéreas acaba de concluir um projeto para aprimoramento de rotas no país. Ao todo 180 rotas passarão por alterações em seu traçado, o que vai otimizar o fluxo do tráfego aéreo e também a redução do consumo das aeronaves em suas ligações.

__

Rodrigo Zanette - 17/11/2014

  AVIAÇÃOPAULISTA.COM
 

Airbus A330-243F, prefixo N334QT, da Avianca Cargo, sobrevoando São Carlos (SP).
 

O primeiro encontro do CDM (Collaborative Decision Making) Rotas aconteceu em março, na sede da ABEAR, em São Paulo.

"Pela primeira vez um projeto deste porte foi desenvolvido em conjunto entre controladores de voo e as companhias aéreas", explica o major Juarez Franklin Gouveia, do CGNA (Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea).

O especialista em gestão de Tráfego Aéreo aponta que a contribuição das empresas é fundamental para se criar um modelo de trabalho que beneficie tanto a estrutura de gestão do espaço aéreo quanto a eficiência das companhias. "Hoje, nos igualamos a países como os EUA e Canadá, que já conduzem esse trabalho em parceria", completa Gouveia.

Essa reformulação surgiu de uma série de análises das empresas sobre o desempenho das aeronaves em determinadas rotas. Para o comandante Paulo Roberto Alonso, uma aerovia não precisa, necessariamente, ser uma linha reta para que seja a melhor opção. Ele explica que existem obstáculos naturais, como correntes de ventos em determinadas regiões que impactam o desempenho dos aviões. "Um dos principais efeitos é o aumento considerável no tempo de voo da viagem, que acaba refletindo no consumo de combustível na etapa", detalha Alonso.

Quando o CDM Rotas começou, em março, as empresas aéreas haviam solicitado alterações em 239 rotas. No processo convencional, cabia ao CGNA analisar os pedidos e emitir um parecer técnico sobre cada um. Porém, com o modelo de trabalho colaborativo, cada alteração foi debatida pela comissão e efetuada mediante consenso, dentro das soluções técnicas sugeridas. Das solicitações, cerca de 75% foram atendidas, o que totalizou 180 alterações ou correções de rotas.

Um dos principais efeitos deste trabalho é uma redução mensal de aproximadamente 50 mil quilômetros (ou 91 mil milhas, que é a unidade usada na aviação) em todo o percurso realizado pelas aeronaves. A eliminação dessa distância adicional vai gerar impactos positivos relacionados ao consumo de querosene, emissões de gases e tempo de voo. Para o CGNA, o principal benefício é o aumento da fluidez do tráfego aéreo.

O próximo passo deste processo é a atualização do banco de rotas e o compartilhamento desses dados com as companhias aéreas. A implementação das alterações é rápida e estará disponível para as companhias já no início de janeiro e, no caso das rotas canceladas, os NOTAMs serão expedidos no final de novembro.

Para as empresas brasileiras, o envio dos dados será feito diretamente pelo CGNA. No caso das companhias internacionais que operam no Brasil, a intermediação desse processo ficará a cargo da IATA.

"Com os dados já cadastrados nos sistemas das aeronaves, o reconhecimento das aerovias é feito automaticamente, como se fosse uma atualização de dados do GPS", explica o comandante Alonso. Após a implementação, o trabalho passará por uma fase de maturação em um período entre três e quatro meses para acompanhamento e eventuais ajustes caso sejam necessários.

    

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds