AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Viracopos implanta novos sistemas de automação
Eficiência das operações depende da integração dos processos de automação para trazer agilidade e melhorar a experiência dos usuários

27/08/2014 - 18h55
(Da assessoria da Airport Infra Expo & Aviation Expo)
- A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, responsável pelo complexo aeroportuário de Campinas (SP), tem apostado na eficiência das operações para garantir uma experiência confortável e segura aos passageiros.

__

Divulgação - Aeroportos Brasil Viracopos

  AEROPORTOS BRASIL VIRACOPOS
 

Terminal de Passageiros do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
  

No final do ano passado, a concessionária investiu R$ 150 milhões na implantação do Laboratório de Testes de Sistemas e TI para realizar configurações, avaliações e integração de todos os sistemas e equipamentos instalados no início deste ano no novo Terminal de Passageiros.

Considerado o primeiro do país a ter um ambiente de tecnologia integrada, o complexo inovou ao ter uma série de processos inovadores.

De acordo com o diretor de operações de Viracopos, Marcelo Mota, a eficiência da operação é totalmente dependente dos sistemas de controle do aeroporto. O fluxo de dados e informações precisa funcionar rapidamente, em harmonia e com segurança.

"Hoje em dia a eficiência operacional é função direta dos sistemas que estão rodando no aeroporto. Toda a funcionalidade do aeroporto depende muito disto. Não se consegue mais este nível de eficácia somente com processos manuais. Somos extremamente dependentes destas estruturas colocadas para auxiliar na operação", diz Mota.

Ele exemplifica citando três sistemas existentes nos aeroportos considerados pilares entre centenas de processos: sistema de bagagem, processamento de passageiros (balcão de embarque) e alocação de recursos aeroportuários. Este último, apesar de pouco visível para o usuário, influência bastante na experiência de voar e precisa funcionar de forma sincronizada.

Os recursos aeroportuários são responsáveis por reservar equipamentos que aumentam o desempenho do complexo aeroportuário. São eles que determinam o período de tempo para o avião pousar na pista de pouso e decolagem, portão de desembarque, quantidade de esteiras de bagagem e balcões de check-in e outras ferramentas para todos os voos.

Além destes sistemas de funcionalidade do aeroporto, Viracopos também tem investido em processos que oferecem conforto e praticidade ao passageiro, tornando a viagem mais agradável com informações dinâmicas sobre os voos, condições climáticas, atrações turísticas das cidades de destino, mensagens de utilidade pública e emergência.

Também foram feitas inovações nos sistemas de segurança com reconhecimento facial e controle de acesso à sala de bagagem com biometria. Outra preocupação do complexo aeroportuário foi com o sistema de sonorização com a instalação de um método que identifica e automatiza as informações do voo, reduzindo o número de mensagens no saguão.

"Todas estas inovações trazem agilidade ao processo e flexibiliza a operação, reduzindo custos operacionais para as empresas aéreas e o aeroporto, com segurança e conforto do passageiro", conclui o diretor de Viracopos.

Todas as ferramentas deste case serão apresentadas no painel Projetos integrados de Tecnologia e Automação”, do Workshop de Automoção, que acontecerá no dia 18 de setembro, durante a Airport Infra Expo & Aviation Expo. Além deste assunto, acontecerão outros seminários e workshops que discorrerão temas como Ground Handling, Controle de Tráfego Aéreo, Segurança, Receitas não aeroportuárias (varejo, publicidade e serviços), entre outros. Este ano, a feira acontece de 17 a 19 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, e espera receber cerca de 4.500 profissionais do setor.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds