AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 
Publicidade / Advertisement
 
 

Viracopos faz teste inédito com ônibus elétrico
Veículo não emite poluente e será avaliado durante três semanas

26/08/2014 - 18h45
(Da assessoria da Aeroportos Brasil Viracopos)
- Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil a testar um ônibus elétrico para o sistema de transporte interno de passageiros. O veículo começou a funcionar hoje, dia 26 de agosto, percorrendo o trajeto entre o novo edifício-garagem e o atual Terminal de Passageiros e será testado por um período de três semanas.

__

Divulgação - Aeroportos Brasil Viracopos

  AEROPORTOS BRASIL VIRACOPOS
 

Ônibus elétrico sendo testado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
  

Além de não emitir poluentes, o veículo não necessita do sistema da rede elétrica. Outra vantagem para o passageiro é que o veículo tem baixo nível de emissão de ruído.

"Viracopos é um aeroporto que trabalha para encontrar soluções positivas para o meio ambiente e este ônibus é uma excelente iniciativa", disse o presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster.

A autonomia do veículo é de 250 a 320 quilômetros, dependendo das condições da operação. A recarga da bateria é feita durante a noite, na garagem, por um período de cinco horas.

Com motores elétricos no eixo de tração, o que deixa o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros, o coletivo tem 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. A velocidade máxima atingida é de 70 km/h. O ônibus também é acessível, com área reservada para uma cadeira de rodas. A capacidade é para 80 passageiros.

Após os testes, Viracopos fará um estudo de viabilidade para definir sobre a aquisição deste tipo de tecnologia.

Além de ser o primeiro aeroporto a testar o ônibus elétrico, Viracopos trabalha com outras frentes em defesa do meio ambiente. O terminal possui projetos em curso de reuso da água no novo terminal e vai instalar células fotovoltaicas na cobertura do terminal que está sendo construído. O equipamento é um dispositivo elétrico que pode converter a luz em energia elétrica.

Outra ação ambiental desenvolvida por Viracopos é o Projeto Gramado, em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O objetivo é descobrir a melhor espécie de grama para o aeroporto com o objetivo de analisar, entre outras coisas, o crescimento vertical e horizontal, a porcentagem de recobrimento do solo, tolerância ao solo compactado e a produção de sementes. Além de reduzir os custos com manutenção, plantio e poda, a solução proporciona uma menor emissão de poluentes por máquinas agrícolas.

O ônibus elétrico terá um acompanhamento operacional durante o período de testes em Viracopos. Motoristas receberam treinamento especial para dirigir o veículo. De acordo com a empresa fabricante do veículo, a chinesa BYD Auto, o veículo já passou por alguns testes em algumas cidades brasileiras.

Em julho passado, a companhia anunciou uma fábrica em Campinas, na região do Terminal Intermodal de Cargas, com geração de cerca de 450 empregos e investimentos de R$ 250 milhões.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds