AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

Concentração no mercado doméstico continua diminuindo
Nos dois primeiros meses do ano, 12 milhões de passageiros já viajaram pelo Brasil em voos domésticos

21/03/2013 - 22h56
(
Da assessoria da ABEAR) - As companhias aéreas associadas da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) de menor participação de mercado (Avianca, Azul E TRIP) estão aumentando a presença perante os demais membros da entidade, as líderes TAM e GOL. Na comparação dos dados referentes ao mês de fevereiro de 2012, divulgados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e fevereiro de 2013, a participação conjunta das três empresas, medida em passageiros-quilômetros pagos (RPK), passou de 20,8% para 23,8%.

__

Divulgação - Azul

 

AZUL

 

Azul e TRIP se uniram e deram origem à empresa aérea que mais cresce no Brasil.
   

"Isso confirma a tendência de menor concentração no mercado e de avanço do transporte regional que já havíamos observado anteriormente. A variação de 3%, ou de mais de 230 milhões de passageiros-quilômetros pagos, corresponderia a algo como a entrada de uma nova companhia com aproximadamente metade do tamanho da Avianca no cenário", avalia o consultor técnico da entidade, Adalberto Febeliano.

O processo pode ser explicado pelo fato de que, na comparação dos mesmos meses, foi registrado aumento da oferta dessas três empresas, por sua vez acompanhado por um aumento ainda superior da demanda. Em relação aos números da ANAC de fevereiro de 2012, houve aumento de oferta (medida em assentos-quilômetros, ou ASK) para a Avianca (mais 25,2%); para a Azul (mais 9,39%) e para a TRIP (mais 2,0%). TAM e GOL tiveram redução da oferta em, respectivamente, 11,9% e 5,9%. A oferta total foi reduzida em 5,3%.

Considerada a mesma base, a demanda foi maior para Avianca (33%), TRIP (18,8%), Azul (10,6%) e TAM (2,5%). A GOL experimentou uma queda de 4,8% na demanda. A demanda global aumentou 3,0%, levando a um fator de aproveitamento 5,8 pontos percentuais maior do que em 2012. Na avaliação mês a mês de 2013, os dados de fevereiro apontam queda para todas as variáveis avaliadas (oferta, demanda, taxa de ocupação e passageiros embarcados) em relação a janeiro. O resultado era esperado, uma vez que o segundo mês do ano tem três dias a menos em relação ao primeiro, ou seja, é aproximadamente 10% mais curto.

"Além disso, o período foi marcado pela celebração do Carnaval, durante o qual a movimentação nos aeroportos é atípica, registrando picos nos dias de início e fim das festividades, a sexta-feira e quarta-feira de cinzas, e grande calmaria no intervalo de quatro dias entre eles", observa Febeliano.

Ainda assim, a indústria produziu 8,7 bilhões de assentos-quilômetros (queda de 14,5% em relação a janeiro), dos quais 6,3 bilhões foram utilizados pelos passageiros (diminuição de 22,3% em relação a janeiro), resultando num fator de aproveitamento de 72,06%, 7,3 pontos percentuais abaixo do obtido em janeiro. O total de passageiros transportados chegou a 5,4 milhões (variação negativa de 16,7% sobre o mês anterior), dos quais 34,6% voaram na TAM, 32,6% na GOL, 16,3% na Azul, 8,4% na TRIP e 8,2% na Avianca. Somados, em janeiro e fevereiro 11.977.559 passageiros embarcaram em voos domésticos operados pelas associadas da ABEAR.
       

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds