AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

Ex-integrantes da Fumaça comemoram aniversário do EDA
Marco Antonio Bologna será substituído pela ex-vice-presidente da companhia aérea

23/05/2013 - 22h07
(Da assessoria do EDA)
- Ex-integrantes do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, comemoram o aniversário de 61 anos do grupo nos dias 18 e 19 de maio na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP), onde o Esquadrão está sediado.

__

Divulgação - EDA

 

EDA

Coronel aviador Otto Uwe Voget ao lado do Suboficial Raimundo Henrique Fernandes.
   

"Quando eu visito a Fumaça, sinto que estou retornando a minha casa". A frase dita pelo coronel aviador Otto Uwe Voget, que comandou a Esquadrilha entre 1999 e 2002, expressa bem o sentimento que se percebia no rosto de cada ex-integrante que participou das comemorações dos 61 anos da Esquadrilha da Fumaça.

A comemoração contou com momentos importantes marcados pela integração de várias gerações que fazem parte da história do Esquadrão.

Para marcar a partida dos últimos aviões T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça para o PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa), foi realizada uma cerimônia militar, momento em que as aeronaves decolaram com destino ao Parque, ao mesmo tempo em que dois aviões A-29 Super Tucano sobrevoaram o hangar do EDA, simbolizando a nova era do Esquadrão.

"Estamos aqui hoje para celebrar e valorizar o legado deixado por todas as gerações de fumaceiros. Aqueles que hoje se orgulham de pertencer à Fumaça reconhecem o dever de dar continuidade ao trabalho realizado ao longo desses 61 anos", disse o tenente-coronel aviador Marcelo Gobett Cardoso, comandante do EDA.

A bordo das aeronaves Tucano, junto dos pilotos atuais, quatro fumaceiros veteranos tiveram a oportunidade de relembrar os velhos tempos em que começaram a realizar as primeiras manobras com os aviões T-27.

"Quando temos a oportunidade de conviver com os pilotos jovens ressurge uma sensação muito forte de que estamos fazendo o nosso primeiro voo. Pelo Tucano, eu imagino que tenha sido o último voo, mas pela Esquadrilha, ainda pretendo voar bastante com meus amigos em momentos futuros", afirmou o brigadeiro Américo Soares Filho, que comandou o EDA no período de 1982 a 1986, após o voo.

A comemoração também contou com o anúncio de dois novos Fumaceiros Honorários, título criado com a finalidade de tornar público o reconhecimento da Esquadrilha àquelas pessoas que, de forma amiga, prestaram relevantes serviços ao EDA, nas mais diversas situações.

O autor do livro Esquadrilha da Fumaça – 60 anos de História, Luís Carlos Fernandes de Souza Filho, agradeceu o recebimento da homenagem. "Agradeço a meus familiares e aos vários integrantes da Esquadrilha que foram essenciais na execução de meus projetos relacionados à Fumaça."

E a jornalista Kelly Godoy, apresentadora e editora do jornal EPTV, afiliada da Rede Globo em São Carlos (SP), responsável pela edição e divulgação de várias reportagens sobre a Fumaça, também recebeu o título. "Desde 2006, quando comecei a cobrir as notícias de Pirassununga pela EPTV, sempre fiz questão de editar as matérias da Esquadrilha. Eu amo toda a família fumaceira e, por isso, nós nos empenhamos bastante para divulgá-la, por ser um tema que merece sempre estar em evidência na mídia pela sua importância nacional e internacional."
       

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds