AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

TAM lança assistente virtual
Desenvolvida pela Next IT, a aplicação da ferramenta é inédita no setor aéreo brasileiro

13/06/2013 - 23h01
(Da assessoria da TAM)
- A partir de hoje, dia 13 de junho, os clientes da TAM contam com uma nova ferramenta de atendimento. Julia é o nome da atendente virtual que estará disponível no site da companhia para auxiliar os passageiros a esclarecerem suas dúvidas.

__

Divulgação - TAM

 

TAM

Julia, assistente virtual da TAM.
   

A principal função dela nesta fase inicial é ajudar o cliente a encontrar informações armazenadas no site da companhia. Contudo, o potencial da ferramenta é muito maior.

A atendente virtual vai adquirindo conhecimento a cada nova pergunta. Isto porque utiliza um sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela Next IT, já utilizado por companhias aéreas como Alaska Airlines e United Airlines, além de Aetna, Amtrak, Gonzaga University e Exército Americano.

Segundo Rodrigo Trevizan, diretor de vendas diretas da TAM, grande parte dos clientes que acionam a central de atendimento pelo telefone já acessaram o site da empresa. Contudo, preferem interagir com um atendente para esclarecer dúvidas não solucionadas na internet.

"A Julia vai atender essa demanda inicial. A perspectiva é que o índice de satisfação aumente com a localização da informação em segundos, além de liberar a equipe da central de atendimento telefônico para atuar em demandas mais complexas", detalha Trevizan.

As dúvidas não solucionadas imediatamente serão tratadas por uma equipe de suporte da empresa e as respostas imputadas na rede neural virtual da atendente. Da próxima vez que as mesmas questões forem feitas por outros clientes, a atendente virtual já saberá a resposta.

É um processo de aprendizagem, mas a capacidade de processamento é muito maior do que a de um humano. Neste momento, com todo o conteúdo que já foi armazenado, ela pode responder questões genéricas e direcionar para áreas do site.

"Esta iniciativa é parte de um objetivo maior que é nosso foco no cliente e em prover para ele informações precisas durante todos os novos processos", avalia Trevizan.

A experiência de outras companhias aéreas no mundo demonstra que o conteúdo armazenado, com base nas questões formuladas para a atendente virtual, faz com que a empresa conheça cada vez mais as necessidades do cliente. Desta forma, a ferramenta acaba se transformando em um repositório de business intelligence, que contribui para melhorar atendimento, mudar processos e até mesmo orientar a criação de novos produtos.

A Next IT, empresa selecionada pela TAM para desenvolver o sistema da atendente virtual, foi fundada em 2002, em Washington (EUA), na cidade de Spokane. Segundo Marcos Davidiuk, diretor de operações da Next IT no Brasil, a solução de inteligência artificial, desenvolvida por eles, utiliza técnicas de Programação de Linguagem Natural (NLP), em conjunto com uma tecnologia aplicada que permite a compreensão da intenção das perguntas feitas pelos usuários indo além da busca por palavras chave.

O sistema é capaz de fornecer respostas considerando o contexto de onde as perguntas são feitas além de dados personalizados dos usuários, consumidos de sistemas de CRM (sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente) ou dicas deixadas pelos clientes durante a conversação. Assim o processo de inteligência vai sendo construído com base em diversas fontes.

Davidiuk explica que o sistema criado pela Next IT para companhias aéreas parte de um modelo comum de linguagem, denominado Alme. Esta plataforma traz o benefício do aprendizado adquirido em função das milhões de perguntas feitas pelos usuários. "Depois da implantação, cada empresa pode customizar o modelo e adequá-lo a suas necessidades", destaca o executivo.

Para implantação do modelo da TAM foi utilizada a solução de SDL BeGlobal, que permite tradução para o idioma português. O modelo de linguagem Alme incluiu novos termos e especificidades da TAM, assim como respostas que estão alinhadas com o posicionamento de marca da empresa.

"Ter a TAM como nosso primeiro cliente no Brasil é uma grande honra para a Next IT e estamos trabalhando para que nossa tecnologia colabore com a missão da TAM em prestar sempre o melhor serviço a seus clientes", afirmam os sócios da Next IT do Brasil Edsá Sampaio e Henrique Cardoso.
       

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds