AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

Saab é a vencedora do programa FX-2
Boeing e Dassault disputavam o fornecimento de 36 aeronaves à FAB

18/12/2013 - 19h58
(
Valdemar Júnior) - O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou na tarde de hoje, dia 18 de dezembro, que a sueca Saab venceu o programa FX-2, da FAB (Força Aérea Brasileira) para fornecer 36 caças JAS-39 Gripen NG por US$ 4,5 bilhões. Oito serão biplaces.

__

Divulgação - Saab

SAAB

A FAB deve iniciar as operações do Gripen NG a partir de 2018.
 

A empresa da Suécia concorria com a norte-americana Boeing, que ofereceu o F-18 Super Hornet, e com a francesa Dassault, que ofereceu o Rafale, caças de uma categoria acima do Gripen NG, que tem apenas um protótipo construído e está em fase de desenvolvimento.

Os Mirage 2000, que são os caças de superioridade aérea da FAB (adquiridos com mais de 20 anos de uso pela França para serem utilizados até o recebimento dos novos aparelhos), deixarão de operar até o fim deste ano, portanto, o Brasil ficará sem uma aeronave deste nível até a chegada dos Gripen NG, a partir de 2018.

Segundo Amorim, o tempo de discussão do contrato com a Saab deve durar de 10 a 12 meses e, consequentemente, o pagamento para a empresa sueca será feito a partir de 2015, não impactando o orçamento federal de 2014.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, informou também que os primeiros Gripen NG devem desembarcar no Brasil dois anos após a assinatura do contrato, ou seja, a partir de 2018. As entregas deverão terminar em 2023. Até 2018, a FAB terá que conseguir uma alternativa para a falta de um caça de superioridade aérea. O mais cotado é o norte-americano F-16, pois militares brasileiros estiveram visitando os Estados Unidos meses atrás em busca de células em bom estado, que foram aposentadas pela USAF (United States Air Force) há vários anos.

Saito afirmou que os Gripen NG serão montados no Brasil pela Embraer (a partir do sexto, pois os cinco primeiros serão importados), que receberá a transferência de tecnologia, e outras 15 empresas também devem participar do processo. Ele disse também que 80% da estrutura do avião será construída no Brasil (a Saab fala em algo entre 40% e 60%).

A expectativa da FAB é de que os Gripen NG atendam às suas necessidades nos próximos 30 anos. Apenas a turbina da aeronave, que é fabricada pela GE, nos Estados Unidos, não terá transferência de tecnologia, segundo o ministro da Defesa.


Atraso

Iniciado em 1998, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o programa FX deveria ter sido finalizado em 2004, durante o governo do ex-presidente Lula, o que não aconteceu. Em vez de adquirir os caças para suprir as necessidades do país, o governo preferiu criar em 2008 o programa FX-2 e adiou por quase uma década a compra das aeronaves. Já a FAB havia apontado a necessidade de aquisição de aeronaves de superioridade aérea em 1992.

Em 2009, a Dassault anunciou que era vencedora do programa FX-2, causando uma grande polêmica e enfraquecendo as chances da empresa francesa, já a Boeing ficou enfraquecida após as polêmicas com as escutas telefônicas da NSA (National Security Agency), apesar de ter feito demonstrações com o F-18F Super Hornet em maio do ano passado, durante as comemorações dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, na AFA (Academia da Força Aérea), em Pirassununga (SP). O Super Hornet era o favorito da FAB e da Embraer.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds