AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

FAB inaugura a nova torre de controle de Congonhas
Mais amplo e moderno, o local possui várias vantagens, entre elas, uma visão 360 graus

17/12/2013 - 19h36
(
Da assessoria da FAB) - Com 44 metros de altura e área de 126,6 metros quadrados de área de cabine, foi inaugurada hoje, dia 17 de dezembro, a nova torre de controle do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

__

Divulgação - FAB

FAB

Nova torre de controle do aeroporto de Congonhas.
 

A solenidade de inauguração contou com as presenças do diretor-geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), tenente-brigadeiro do ar Rafael Rodrigues Filho, e do presidente da Infraero, estatal responsável pela administração do aeroporto, Antonio Gustavo do Vale.

A nova torre substitui a antiga, que possuía 22 metros de altura e uma área de cabine de 38,5 metros quadrados. Mais amplo e moderno, o local possui várias vantagens, entre elas, uma visão 360 graus, possibilitando ao controlador melhor visibilidade de toda a área operacional.

De acordo com o coronel aviador Fernando da Costa e Silva Braga, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), os estudos para a construção de uma nova torre surgiram devido à crescente demanda do tráfego aéreo. Para se ter uma ideia, o aeroporto de Congonhas registrou, em 2012, um total de mais de 227 mil movimentos, perdendo apenas para o de Guarulhos entre os aeroportos brasileiros.

"A inauguração dessa nova torre reflete o constante preparo para os desafios que se apresentam a cada dia na atividade do gerenciamento do tráfego aéreo com vistas a manter, principalmente, um alto grau de segurança das operações aéreas", explica o chefe do SRPV-SP.

A nova torre possui oito estações de trabalho, sendo uma exclusiva para o controle de helicópteros. A implantação desse sistema reduziu praticamente a zero os transtornos causados pelas arremetidas por aproximação de aeronaves durante o pouso na área controlada que possui 103 quilômetros quadrados, delimitada pelas avenidas Faria Lima, Berrini, Morumbi e Paulista. Neste quadrilátero são registrados cerca de 290 movimentos por dia de helicópteros. Na nova torre também está instalada a Central de Informações Aeronáuticas de São Paulo, que integrou as Salas de Informações Aeronáuticas do Campo de Marte e de Congonhas.

"Essa medida desafogou muito o Campo de Marte, que recebia cerca de 15 mil mensagens por mês referentes a planos de voo, atrasos, etc. Houve uma melhora significativa tanto para os pilotos quanto para as companhias aéreas. Além disso, a sala é a primeira do Brasil a receber planos de voo pela internet", ressalta o capitão aviador Diego Henrique de Brito, chefe do Destacamento de Controle de Tráfego Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP).

Outra novidade é a incorporação de sistemas digitais de informações. Em uma tela touch screen é possível acompanhar em tempo real dados importantes para os pilotos que chegam à terminal de Congonhas.

"De uma forma bem simples temos à mão informações sobre direção e intensidade do vento, podemos controlar as luzes da pista e fornecer auxílio para a navegação dos pilotos", destaca o suboficial Ernesto Barreto Filho, supervisor da torre de Congonhas.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds