AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

SAC anuncia plano para aviação na Copa das Confederações
Aeroportos oferecerão 1153 vagas para aeronaves durante o evento

18/04/2013 - 23h35
(Da assessoria da SAC)
- A SAC (Secretaria de Aviação Civil) anunciou hoje, dia 18 de abril, medidas para receber torcedores, delegações durante a Copa das Confederações, que será disputada entre os dias 15 e 30 de junho no Brasil.

__

Rodrigo Zanette - 23/06/2009

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

Aeronaves estacionadas no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
   

Segundo a SAC, serão reservadas 1153 vagas para aeronaves em 33 aeroportos e 8 bases aéreas. Também está previsto o reforço de 1723 funcionários públicos nesses aeroportos, aumento de 77% em relação ao número atual.

Os aeródromos foram separados em: aeroportos de destino (diretamente relacionados à recepção do público e participantes do evento); alternativos (indiretamente relacionados à recepção ao evento, servindo como opção em situações climáticas, por exemplo); e acessórios (aqueles relacionados em virtude de grande importância no cenário nacional, recebendo número elevado de passageiros internacionais e realizando quantidade significativa de conexões com os aeroportos envolvidos no evento).

Por exemplo, alguns aeroportos de destino receberão tanto os passageiros VIP quanto internacionais, domésticos e aviação geral. Outros ficarão dedicados apenas aos VIP e aos domésticos ou à aviação geral.

Também está planejada a criação de Centro de Comando e Controle Nacional que funcionará no Rio de Janeiro 24 horas por dia, regras para funcionamento do espaço aéreo e exercícios simulados de recepção dos diferentes públicos nos aeroportos.

As medidas foram aprovadas nesta quinta-feira pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) para que o movimento de aeronaves e de passageiros transcorra com eficiência, segurança e conforto durante a realização da Copa das Confederações.

Os jogos serão realizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. O ministro da SAC, Moreira Franco, apresentou um documento que reúne os principais pontos do plano, que tem como objetivo coordenar as ações dos vários órgãos que atuam nos aeroportos brasileiros.

Entre as principais medidas estão, além das citadas acima, coordenação dos aeroportos, plano de estacionamento extra de aeronaves, definição de processos e fluxos para recepção e desembaraço de passageiros, uma central de acompanhamento de todas operações realizadas nos principais aeroportos do país no período.

A partir dos dados coletados sobre a venda de ingressos para os jogos, a Conaero mapeou a capacidade dos aeroportos das cidades-sede, avaliando os sistemas de pista de pouso e decolagem, pátio de aeronaves e terminal de passageiros.

A maior demanda ocorrerá nos aeroportos do Rio de Janeiro, que devem receber cerca de 47 mil passageiros na final da Copa das Confederações. O manual considerou ainda os procedimentos de alfândega e tributação, controle migratório, segurança aeroportuária, vacinas e tratamento de armas.

Os órgãos públicos que atuam nos aeroportos vão reforçar suas equipes de trabalho durante os jogos da Copa das Confederações. Polícia Federal, Anvisa, Receita Federal, Vigiagro, Operadores Aeroportuários e ANAC vão incrementar o efetivo de pessoal nos aeroportos do Galeão, Guarulhos, Confins, Brasília, Fortaleza, Salvador e Recife. Além destes aeroportos, os operadores aeroportuários reforçarão equipes no Santos Dumont e em Congonhas.

A Polícia Federal, por exemplo, aumentará em 832% o quadro de pessoal que atua no aeroporto de Brasília e em 477% em Fortaleza. A ANAC ampliará em 133% a equipe do Galeão e 114% em Guarulhos. A média global de incrementos de todos os órgãos envolvidos será de 77%.

A FAB criou áreas de exclusão (reservada, restrita ou proibida) em determinadas porções do espaço aéreo brasileiro com tamanhos e acessos de níveis diferentes. As autorizações para ingresso nos espaços aéreos segregados dependem da natureza e das intenções do voo, como, por exemplo, aeronaves transportando autoridades, delegações das seleções de futebol, defesa aérea, aeronaves comerciais de operação regular doméstica e internacional, entre outros.

O período de vigência das restrições será compreendido entre uma hora antes e quatro horas depois do início das partidas oficiais da Copa das Confederações. Fora deste período, o uso do espaço aéreo volta à sua normalidade. A área de maior restrição é a Zona Vermelha, que corresponde ao limite lateral de quatro milhas náuticas (7,4 km) de raio do centro do estádio de futebol onde estiver ocorrendo o jogo. Neste espaço, as únicas aeronaves que terão o sobrevoo permitido são as de segurança pública, as militares, as de ambulância e as que estiverem envolvidas nas atividades operacionais, previamente autorizadas pelo comando.

Os detalhes sobre as restrições podem ser encontrados no Guia Prático de Consulta sobre as Alterações do Espaço Aéreo para a Copa das Confederações. Neste guia é possível verificar todas as mudanças realizadas durante o período de realização do evento.

Durante os meses de abril e maio de 2013, uma série de exercícios simulados para recepção de delegações e convidados VIPs em todos os aeroportos envolvidos com o evento. O primeiro exercício ocorrerá em Belo Horizonte no próximo dia 22, com a chegada da delegação do Chile para o amistoso com a seleção brasileira.

Esses exercícios buscam replicar, com a maior fidelidade possível, todas as etapas do processamento aeroportuário desse público, dando oportunidade às equipes envolvidas de atuar observando os procedimentos específicos que serão aplicados durante o evento.

       

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds