AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!           MAQUETES COM O MENOR PREÇO DO BRASIL!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

Esquadrilha da Fumaça inicia transição para o Super Tucano
Apresentações com as novas aeronaves começarão no segundo semestre de 2013

01/10/2012 - 23h23
(
Da assessoria da FAB) - A Esquadrilha da Fumaça tem novidade para 2013. Daqui a um ano, no segundo semestre, vão começar as apresentações com o caça A-29 Super Tucano. Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha. As apresentações vão mudar, inclusive com a volta da manobra conhecida como "Lancevack", quando o avião faz uma série de "cambalhotas" rápidas para frente.

_

Divulgação - FAB

 

FAB

 

Dois primeiros Super Tucano são recebidos pelo EDA em Pirassununga (SP).
 

 

FAB

  FAB
 

Imagem mostra como serão pintados os Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça.
 

A entrega das duas primeiras unidades do Super Tucano aconteceu hoje, dia 1º de outubro, na AFA (Academia da Força Aérea), sede do EDA, em Pirassununga, no interior de São Paulo.

"É com um misto de júbilo e saudosismo que testemunhamos o T-27 Tucano passar a liderança do voo para o A-29 Super Tucano. Pousa o ágil bailarino e decola o destro guerreiro. Essa mudança é um marco na história", afirmou o major-brigadeiro do ar José Magno Resende de Araújo, chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, durante a cerimônia de entrega.

Os demais aviões devem chegar em 2013, ano previsto para o início das apresentações com a nova aeronave.

Entre as principais diferenças entre as aeronaves está a velocidade. Enquanto o Tucano atinge 448 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h.

"Existe uma considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com uma significativa reserva de energia", analisa o comandante da Esquadrilha, tenente-coronel-aviador César Esteves.

As manobras vão ser mais velozes e poderão acontecer com um intervalo ainda menor, com mais intensidade. O EDA vai deixar de voar um treinador, utilizado para instrução de futuros aviadores no Brasil, para adotar um caça, o mesmo que faz a vigilância das fronteiras do país.

O Super Tucano voa pela Força Aérea Brasileira desde 2005 com a missão de formar os futuros pilotos de combate, bem como para missões de ataque e de interceptação de aeronaves de baixo desempenho. Com aviões desse tipo a FAB já destruiu pistas clandestinas na região amazônica e forçou aeronaves de narcotraficantes a pousarem após tiros de aviso. Além do Brasil, o modelo já foi exportado para oito países e participa de uma concorrência para equipar a USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Para o coronel Esteves, além de substituir os Tucano, que já completaram 29 anos de uso, essa chegada é um marco para a própria indústria aeronáutica brasileira. "O EDA equipado com o A-29 irá incrementar a missão de fortalecer a imagem da indústria aeronáutica nacional, voando uma aeronave ainda em produção pela Embraer e com um vasto mercado a ser explorado", explica Esteves.

Anualmente, a Fumaça participa de apresentações em outros países da Europa e América do Norte, Central e Sul. Só em 2012 foram visitadas Argentina, Bolívia e Chile.

No esquadrão, os A-29 vão receber um esquema de pintura especial e podem passar ainda por modificações para reduzir o peso, como a retirada dos canhões, cofres de munição e suportes para armamentos. Mas será mantido o conjunto de equipamentos eletrônicos que tornam o voo no Super Tucano mais seguro e confortável, como as telas multifunção e os sistemas de navegação e comunicação atualizados.

A turbina PT6A-68C, com 1.600 shp de potência, tem ainda um controle digital que dá maior segurança para o tipo de voo da do EDA, quando os pilotos aumentam e reduzem a força do motor muitas vezes e com grande velocidade. Essas inovações frente aos antigos T-27 vão facilitar também os traslados sobre oceanos e regiões como a Amazônia e a Cordilheira dos Andes, cenários que não são estranhos para a Esquadrilha da Fumaça.


Implantação


Em 2013, o EDA não irá fazer apresentações entre janeiro e agosto, período que será dedicada à formação de pilotos e mecânicos. Também serão recebidas as demais aeronaves. Nessa época, a Fumaça terá a presença de militares de unidades aéreas que já operam o Super Tucano. O objetivo é que, a partir de 2014, o EDA possa realizar toda a formação do seu efetivo na pilotagem e manutenção do A-29.

Os preparativos para o recebimento dos Super Tucano, no entanto, já começaram no início do ano passado. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.

Com um instrutor na cabine, os aviadores da Esquadrilha aprenderam a voar no Super Tucano para em seguida testar as manobras das apresentações. "O avião adaptou-se bem à nossa missão. Porém, com muito treinamento, a Fumaça vai colocar estas acrobacias em sequência e a baixa altura", explica o major-aviador Alexandre Ribeiro.

Quatro aviões são do modelo A-29B, para dois pilotos, e já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal. Os outros oito A-29 serão da versão A, para um piloto. Outra novidade é que no futuro a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para voos de apoio, como o transporte de mecânicos e suprimentos.

Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucano, após aproximadamente de 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.

No passado, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial da operações da unidade, participou dessa preparação. Leia a entrevista feita pela FAB:

Agência Força Aérea - Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?
Major-aviador Alexandre Ribeiro - O T-27 é mais leve que o A-29 e por isso é mais "dócil" para pilotar. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Estas duas características ajudarão sobremaneira a pilotagem do Super Tucano na "Esquadrilha da Fumaça".

Agência Força Aérea - A apresentação vai ser a mesma?
Major-aviador Alexandre - Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual "display" de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso Lancevak.

Agência Força Aérea - E a segurança?
Major-aviador Alexandre - Sempre procuramos mais segurança e este avião possui um moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o "horizonte artificial" apresentado no display na altura de visão do piloto (head up display). Para as acrobacias há a necessidade de se visualizar o horizonte para "desenharmos o céu", mas nem sempre o céu esta azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29 o "horizonte" esta lá, mesmo nestes dias e lugares!

Agência Força Aérea - O que significa esse momento de transição?
Major-aviador Alexandre - Vida longa ao EDA!
     

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds