AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

Presidente da TAM é um dos melhores CEOs da AL, diz revista
Marco Antonio Bologna é o único executivo de companhia aérea no ranking

23/03/2012 - 14h07
(
Da assessoria da TAM) -
Marco Antonio Bologna, presidente da TAM S.A. e da TAM Linhas Aéreas, foi apontado como o 11º CEO com melhor desempenho na América Latina. Ele é o único executivo de companhia aérea no ranking, que listou os 50 melhores executivos da região e resultou de uma pesquisa publicada neste mês pela Harvard Business Review (HBR), revista de administração e negócios publicada desde 1922 e ligada à Universidade de Harvard, nos EUA.

_

Rodrigo Zanette - 11/11/2006

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Marco Antonio Bologna, presidente da TAM pela segunda vez, em frente ao Spitfire MK-X do Museu TAM, em São Carlos.
 
  

Esta é a primeira vez que a publicação traz um ranking dos CEOs da região. Ao todo, foram avaliados 294 presidentes de 197 empresas de capital aberto da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

"O mercado de aviação é complexo. Por isso, é preciso lembrar que o resultado alcançado só foi possível porque contamos com uma excelente equipe, capacitada para atuar em um ambiente de negócios extremamente competitivo e volátil. Esse reconhecimento nos estimula a continuar sendo eficientes e a entregar os melhores resultados aos nossos acionistas, sempre oferecendo serviços de qualidade aos nossos clientes", afirma Bologna.

A pesquisa, publicada nas edições brasileira e latino-americana da HBR, teve início com a coleta de dados sobre os executivos de empresas que figuravam no MSCI (Emerging Markets Index) ou no América Economía Latin American entre 2002 e 2011. Além disso, só incluiu executivos que assumiram a presidência entre 1º de janeiro de 1995 e 30 de junho de 2009. O ranking foi produzido pelos professores Morten Hansen (Universidade da Califórnia, Berkeley), Herminia Ibarra (Insead, França), Fernando Fragueiro (IAE Business School, Universidade Austral, Argentina) e Urs Peyer (Insead).

Para montar o ranking, os acadêmicos consideraram a variação do valor de mercado das companhias e o retorno total ao acionista (RTA). Segundo a revista, é difícil avaliar o desempenho de um presidente, sobretudo em mercados emergentes, mas o RTA, ajustado ao país e ao setor, é a melhor maneira de calcular o resultado que um executivo proporciona aos investidores. Na TAM, foi analisado o período que vai de 2004 a 2007, quando Bologna comandou pela primeira vez as operações aéreas do grupo. Nesse período, a TAM aumentou em US$ 5 bilhões o seu valor de mercado e promoveu um retorno total ao acionista (ajustado ao setor) de 4.200%.
      

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds