AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 


 

 


 

LAN realiza voo comercial com biocombustível
O voo, entre as cidades chilenas de Santiago e Concepción, foi operado em um Airbus da família A320, com motores CFM56-5B

08/03/2012 - 20h20
(
Da assessoria da LAN no Brasil) -
Buscando uma operação cada vez mais sustentável, a LAN Airlines e a Air BP Copec realizaram ontem, dia 7 de março, o primeiro voo comercial com biocombustível de segunda geração na América do Sul. O voo, entre as cidades chilenas de Santiago e Concepción, foi operado em um Airbus da família A320, com motores CFM56-5B. O combustível utilizado deriva de resíduos de azeite vegetal refinado, e cumpre com os mais estritos padrões técnicos requeridos para voar.

_

Divulgação - LAN

 

LAN

 

Airbus A320-200 da LAN utilizado no voo entre Santiago e Concepicón.
 
  

A operação foi comemorada com evento, realizado em Concepción, que contou com a presença de autoridades locais, entre elas a ministra de Meio Ambiente, María Ignacia Benítez, além de executivos da LAN e de representantes da imprensa.

Segundo Ignacio Cueto, gerente geral da LAN, este voo representa um passo essencial para o futuro da indústria. "Na LAN, consideramos que a produção do biocombustível sustentável para a aviação comercial tem grande potencial na América do Sul. Atualmente, estas fontes de energia renovável têm papel relevante na aviação mundial e sinalizam, cada vez mais, a tomada de decisões do setor e da nossa companhia. A LAN quer ser pioneira na utilização dos combustíveis renováveis na América do Sul", afirmou Cueto.

Lorenzo Gazmuri, gerente geral da AirBP Copec destacou a relevância que este voo tem para as indústrias aérea e energética regionais. "Trata-se do fruto de um intenso trabalho de mais de um ano, uma materialização do compromisso permanente da nossa companhia com o desenvolvimento e o fomento de novas e inovadoras soluções energéticas. Confiamos que a América do Sul seguirá somando esforços para impulsionar esta alternativa e situá-la de modo competitivo no mercado dos combustíveis de aviação, para atender a uma sociedade cada vez mais exigente no que diz respeito à sustentabilidade", afirmou.

Os biocombustíveis utilizados neste tipo de voos podem ser obtidos de plantas como algas, jatropha, halófitos e camelina, ou resíduos orgânicos como os azeites vegetais, que podem ser processados, queimados diretamente ou serem convertidos por processos químicos para fazer um combustível de alta qualidade. Estes são conhecidos como biocombustíveis de segunda geração. Derivam principalmente de matérias primas sustentáveis, que em sua produção não competem com as fontes de alimentação nem com recursos básicos (recursos escassos de primeira necessidade), o que é fundamental para o cuidado do nosso planeta.

Para a aviação, o biocombustível cumpre com os estritos padrões técnicos requeridos para voar, e tem as mesmas características que o combustível regularmente utilizado nos voos. Além disso, esta fonte já foi aprovada com êxito por outras companhias, demonstrando a mesma confiabilidade que o querosene de aviação, tanto nos voos de prova como nos comerciais.

Ao utilizar biocombustível de segunda geração no voo, as emissões de gases de efeito estufa foram reduzidas significativamente, uma vez que não se emite C02 adicional à atmosfera.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da LAN, Enrique Guzmán, "o combustível tradicional para a aviação provém do petróleo e, ao utilizá-lo se libera CO2. Com o uso do biocombustível, o CO2 liberado é quase o mesmo que foi capturado por um cultivo vegetal durante seu crescimento, ou seja, não há emissão adicional de CO2 na atmosfera".

A indústria aérea se impôs ambiciosos objetivos ambientais com relação ao impacto de suas operações, entre outros, atingir um crescimento neutro de suas emissões até o ano 2020 e reduzir em 50%, em 2050. Para alcançar estes resultados, os biocombustíveis são um pilar estratégico, por isso companhias como a LAN estão trabalhando em nível mundial para incentivar o desenvolvimento desta crescente indústria. O setor de aviação já reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (CO2 por tonelada transportada), em 50%, nos últimos 40 anos. Mesmo assim, companhias como a LAN têm ido mais além, implementado iniciativas que minimizem ao máximo o impacto ambiental de suas operações.

Esta aliança entre LAN e AirBP Copec busca incentivar o desenvolvimento de energias alternativas e, desta forma, colaborar com o crescimento econômico, ambiental e social da região.

Em nível mundial, segundo a IATA, o objetivo é chegar a 1% de biocombustíveis em 2015 e 5% em 2020. É uma meta difícil, pois necessita da coordenação de todos os atores da cadeia produtiva, desde o produtor de biomassa até o distribuidor final, incluindo políticas públicas que apóiem esta iniciativa.
     

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds