AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Lufthansa testa sistema inovador de pintura de aeronave
Camada externa é capaz de reduzir a resistência aerodinâmica


30/09/2011 - 23h57
(Da assessoria da
Lufthansa no Brasil) - Um novo tipo de camada externa poderá reduzir sensivelmente o consumo de combustível dos aviões. É o que está sendo desenvolvido por pesquisadores da Airbus Operations, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Fabricação e Pesquisa de Material Aplicada em Bremen e do Centro Aeroespacial Alemão em Berlim.

_

Divulgação - Lufthansa Technik

 

LUFTHANSA TECHNIK

 

Funcionários da Lufthansa Technik finalizando a pintura de um avião da Lufthansa.
 

Seu modelo é a pele de tubarões, cujas escamas são feitas de forma a diminuir sensivelmente a resistência ao atrito contra a parede. A Lufthansa está testando a estrutura de verniz sob condições ambientais reais no projeto CleanSky desde julho deste ano.

A geometria de superfície da pele do tubarão é composta por costelas muito finas aliadas a pontas afiadas. Os microscópicos sulcos produzem fluxos bem próximos à pele, reduzindo a resistência ao atrito. Pretende-se, agora, usar este efeito aerodinâmico para melhorar as características do fluxo em aviões. A turbulenta resistência ao atrito é produzida pelos pequenos movimentos transversais do fluxo na superfície do avião. Por meio de uma microestrutura otimizada para aplicações técnicas, parecida com a da pele do tubarão, a resistência ao atrito contra a parede é reduzida em até 8%. No caso de um avião comercial de longa distância, isso pode significar uma economia de combustível de até 2%.

"Um potencial considerável, não só para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 a longo prazo, mas também para proteger os recursos e o meio ambiente", afirma o chefe do projeto, Christof Ickstadt, citando as vantagens desta nova tecnologia.

O revestimento recém-desenvolvido imita o princípio da pele de tubarão. Ele também é feito de costelas ultrafinas, as assim chamadas riblets, ainda menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano. Mas realmente é um enorme desafio transferir o princípio da pele do tubarão para o verniz do avião, que está exposto a exigências extremas: oscilações de temperatura, radiação UV e alta incidência de colisões com partículas finas durante o voo.

O sistema de revestimento de verniz riblet, recém-desenvolvido pelos pesquisadores em laboratório, teve em vista estas necessidades e agora tem de ser testado na prática. "Nos testes, afixamos vários pedacinhos de dez por dez centímetros de 'pele de tubarão' em dois aviões A340. Estes pedaços, colados nas asas, no leme e na fuselagem, nos fornecem informações sobre os 55 graus centígrados negativos aos 70 graus centígrados positivos a que estão expostos, resistência intensiva do material e seu desgaste durante o período pesquisado", explica Matthias Panten, chefe da pintura de aviões, HAM WD 6. Foram escolhidas rotas no espaço asiático, por reconhecidamente serem as mais expostas a partículas e problemas climáticos.

A cada Check A destes aviões está sendo gerada uma impressão negativa das aplicações de teste. Depois, a moldagem é comparada à estrutura original do pedaço de riblet. Para a avaliação, as tripulações da cabine de comando anotam toda e qualquer situação climática significativa ocorrida durante os voos de teste, como, por exemplo, chuva de granizo. O investimento na fabricação industrial somente valerá a pena para a Lufthansa Technik quando o desgaste se mantiver dentro dos limites e a microestrutura durar um período de tempo razoável. Até se chegar ao revestimento de aviões inteiros, porém, ainda é preciso desenvolver um procedimento de revestimento que esteja pronto para ser aplicado em escala industrial.

"Já estamos em contato com fabricantes de equipamentos, pois, no caso de resultado positivo dos testes, queremos ser os primeiros a revestir nossos aviões com pele de tubarão", arrisca Panten, com vistas para o futuro.
   

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds