AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Com uma canetada, Infraero muda capacidade de aeroportos
Sem investir um centavo, estatal decide que 13 locais poderão receber 100 milhões de passageiros a mais por ano


29/09/2011 - 14h12
(Rodrigo Zanette
) -
A Infraero, estatal que administra 67 aeroportos brasileiros, mudou a metodologia para recalcular a capacidade de terminais aeroportuários de 13 locais. Com esta mudança, a empresa informa que os aeroportos poderão receber mais 100 milhões de viajantes a mais por ano.

_

Rodrigo Zanette - 01/07/2011

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Imagem diz tudo. Só a Infraero vê espaço para mais passageiros em Cumbica. Enquanto um passageiro demora até quatro horas para embarcar em voos internacionais no superlotado aeroporto de Guarulhos, na Europa e nos Estados Unidos esse tempo cai para, no máximo, 20 minutos.
 

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, os aeródromos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, mais Campinas (SP), estavam capacitados a receberem 95 milhões de pessoas por ano. Mas, no ano passado, 104 milhões de passageiros passaram por esses terminais.

Até 2014, o Governo Federal prevê investimentos de R$ 6,4 bilhões e a capacidade aumentaria em mais 55 milhões de viajantes anuais. Com isso, aproximadamente 150 milhões de pessoas poderiam passar por estes aeroportos no ano da Copa.

Porém, de acordo com a Infraero, em 2014, 152,6 milhões de passageiros deverão passar pelos terminais. Mas, segundo o novo cálculo, os aeroportos terão capacidade para 256,8 milhões de viajantes e, desta maneira, os terminais terão uma folga de 41%.


Opinião de Rodrigo Zanette

Não adianta dar uma canetada para aumentar a capacidade dos terminais de 13 aeroportos que servirão a Copa do Mundo. Quem utiliza ou já esteve em algum destes terminais nos últimos anos sabe que não adianta mudar a metodologia para aumentar o conforto.

A capacidade de hoje, por exemplo, do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), é de 18,5 milhões após a inauguração do "puxadinho" ao lado do TPS 2. Porém, segundo o SNEA (Sindicato Nacional de Empresas Aéreas), o maior aeroporto brasileiro deverá movimentar este ano 29.919.75 passageiros.

Em 2014, ano da Copa, a Infraero vai utilizar dois terminais de cargas (que eram da VASP e da Transbrasil) para receber passageiros, ou seja, mais 5,5 milhões de viajantes por ano. Além disso, parte do terceiro terminal deverá estar em operação que quando estiver pronto, terá capacidade para 18,8 milhões de pessoas.

Se todas as obras estiverem concluídas no ano do mundial de futebol, o que é bem difícil, Cumbica poderá receber 42,8 milhões de pessoas (o TPS 1 terá capacidade para 8,25 milhões de passageiros, o TPS 2 para 8,25 milhões de pessoas, o TPS 3 para 18,8 milhões de viajantes, o "puxadinho 1" para 2 milhões de passageiros e "puxadinho 2" para 5,5 milhões de passageiros. Todos os dados estão de acordo com a Infraero, antes da canetada.

Contudo, as obras só devem estar prontas em 2016, quando, de acordo com estudo do SNEA, os terminais de Cumbica irão receber 42.655.423 viajantes, mais de 98% acima da capacidade. Com isso, o aeroporto já estará saturado. Mas, de acordo com a Infraero, Cumbica poderá receber 58 milhões de passageiros.

Para mudar este exemplo e de outros lugares, a Infraero mudou a metodologia para calcular a capacidade dos terminais, o que não significa que o passageiro terá um conforto maior, porque a estatal informa que os aeroportos têm uma capacidade acima da movimentação.

Hoje, quem viaja de avião sabe que para voo internacional é preciso chegar até quatro horas antes do horário de embarque, pois perdemos 30 minutos no check-in, além de quase uma hora na fila da Polícia Federal. Concluindo, não adianta mudar a metodologia se não tivermos mais balcões de atendimento, além de disponibilizar mais agentes da Polícia Federal, mais posições de estacionamento de aeronaves, maior número de vagas para nossos carros, entre outras coisas.
   

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds