AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Hangar 360 faz parceria com a V & M do Brasil
Objetivo é garantir 100% de sustentabilidade do projeto


18/11/2011 - 20h10
(
Da assessoria do Hangar 360) -
O Hangar 360, com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2012 no Aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), investiu R$ 5 milhões para construir um prédio com autossuficiência energética, reaproveitamento da água das chuvas, reciclagem de lixo, entre outros sistemas ecologicamente eficientes.

_

Divulgação - Hangar 360

 

HANGAR 360

 

Imagem mostrando como será o Hangar 360.
 

A preocupação em construir um prédio 100% sustentável vem desde a concepção do projeto arquitetônico, passando pela estrutura e demais possibilidades de autossustentabilidade construtiva. Para conseguir uma estrutura ecologicamente correta e visualmente adequada às formas assimétricas do edifício, o Hangar 360 realizou uma parceira com a V & M do Brasil (VMB) para executar o projeto com tubos de aço denominados "Tubos Verdes".

Os tubos da VMB são produzidos em aço sustentável, conta Afonso Henrique, Chief Expert Product Application, da Vallourec Research Belo Horizonte. Na empresa, a produção de ferro-gusa, uma liga de ferro, obtida em altos-fornos pela reação do minério de ferro com carvão e calcário, utiliza matriz energética renovável, vinda do carvão vegetal produzido nas florestas da V & M Florestal. "É um processo de produção autossustentável", afirma Afonso.

A utilização do carvão vegetal resulta em uma atividade siderúrgica com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), principal causador do efeito estufa. O CO2 liberado nesse processo é parcialmente absorvido por meio do crescimento das florestas de eucalipto. "Além disso, o aumento da biomassa pela plantação de florestas sustentáveis resulta em liberação de oxigênio para a atmosfera", completa o engenheiro.

Outros dois aspectos foram determinantes para o Hangar 360 ao decidir utilizar tubos de aço. Primeiro, a economia com materiais em relação às construções de concreto armado. "Devido ao ótimo desempenho frente aos esforços axiais, as estruturas metálicas tubulares são estruturas com o menor consumo de aço, automaticamente, maior economia de material", diz Afonso Henrique.

Por outro lado, Roberto Fernandes, diretor do Hangar 360, ressalta ainda a baixa perda na utilização dos tubos. "Os tubos já são entregues na medida exata pedida pelo engenheiro. Com isso, a perda de material é zero", observa Roberto. O segundo aspecto importante é a manutenção da estrutura. Os tubos apresentam pouca área exposta para ser protegida. A manutenção da proteção da estrutura é menor que a de estruturas fabricadas a partir de perfis abertos.

No exterior as construções realizadas com estruturas de tubos de aço são comuns. E o Brasil caminha para a mesma direção, principalmente com a necessidade de investir na infraestrutura brasileira para receber os dois grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. "As estruturas tubulares são uma tendência natural no Brasil, como acontece com os países de primeiro mundo. Trata-se de uma evolução cultural", afirmar Afonso Henrique.

Para o engenheiro, o Hangar 360 é um bom exemplo desta tendência. "São estruturas que têm aspecto arrojado e moderno, limpas e de grande apelo arquitetônico. O Projeto do Hangar 360 é um bom exemplo desse diferencial e da tendência brasileira pela preferência por estruturas tubulares", finaliza Afonso Henrique.

O Hangar 360 está sendo erguido em um terreno de 5,8 mil metros quadrados e vai contar com 6.646 metros quadrados de área construída, divididos em três pisos. O vão livre maior no prédio principal do hangar terá 35 metros de largura por 8 metros de altura, permitindo receber aeronaves com a capacidade total do aeroporto. A área operacional anexa também inclui oficina de mecânica e pintura, ferramentaria, laboratórios e uma escola de aviação. Na área comum, o projeto inclui estacionamento, recepção, bar temático, sala de reuniões, alojamentos (suítes), business center e vista panorâmica para a pista e para a mata ciliar, onde já foi feito o plantio de 200 árvores
.
   

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds