AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Museu TAM amplia acervo em exposição
Instituição já recebeu mais de 88 mil visitas desde sua reinauguração, há 8 meses


01/03/2011 - 22h43
(Da assessoria da
TAM) -
O visitante do Museu TAM pode conferir mais duas aeronaves no acervo exposto em São Carlos, interior paulista: um Hawker Siddeley HS-125 doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) e um ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher, integralmente construído e montado nas oficinas de restauração da instituição. Agora, são 76 unidades em exposição, o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea. Desde junho do ano passado, quando foi reinaugurado, o Museu TAM já recebeu mais de 88 mil visitantes.

_

Valdemar Júnior - 01/03/2011

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Hawker Siddeley HS-125-403B (VU-93), FAB 2128, do Museu TAM.
 

“Assim que terminamos o processo de restauração, apresentamos para o público essas duas peças tão importantes. Como o museu é um local de descobertas e que apresenta grandes capítulos da história da aviação, novidades como essas nos ajudam a cumprir a missão de encantar o público e de provocar o conhecimento a partir de novas experiências”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

Utilizado pela FAB desde a década de 1960, o HS-125 é um bimotor a jato que serviu para o transporte de autoridades e foi utilizado para a calibragem dos equipamentos e dos instrumentos de aproximação dos aeroportos e das bases aéreas brasileiras. “Ele fez parte do Grupo Especial de Inspeção de Voo. Em pouco tempo, ganhou dos pilotos o apelido de ‘avião laboratório’, e entrou para a história como uma aeronave que contribuiu para o bom desenvolvimento da aviação nacional. Homenageamos a FAB e a nobre missão do HS-125, conservando a sua pintura e suas características originais”, destaca João Amaro.

A outra novidade, o Breezy, foi um dos primeiros ultraleves construídos nos Estados Unidos, em 1965. Vendido em kits para ser montado em casa, com dois assentos (piloto à frente, passageiro atrás), o modelo é um dos mais populares e antigos do mundo. Hoje, apenas as suas plantas são vendidas. Para a sua construção, a equipe de restauração do Museu TAM decidiu utilizar motor de 115 HP na traseira (“pusher”) e as asas do Piper J3, modelo mundialmente conhecido como uma das mais notáveis aeronaves de instrução.

Além de peças raras, o Museu TAM tem auditório para palestras, conferências e eventos culturais; área de acolhimento e lanchonete. Em uma área dedicada a turbinas, o visitante conhece o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos. Com diversas atrações relacionadas ao universo da aviação, há ainda uma exposição de uniformes que apresentam a evolução da moda no setor desde a década de 60 e o espaço Rolim, que traz história, aeronaves e trajetória da TAM Linhas Aéreas e de seu fundador, o comandante Rolim Amaro.
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds