AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Queda do A330 da Air France durou 3 minutos e meio
Aeronave caiu na água de barriga com velocidade vertical de cerca de 200 km/h

27/05/2011 - 11h23
(
Valdemar Júnior) -
O BEA (Bureau d'Enquêtes et d'Analyses, ou Gabinete de Investigação e Análises, em português), divulgou hoje, dia 27 de maio, dados preliminares sobre as causas do acidente com o Airbus A330-203, prefixo F-GZCP, da Air France, que caiu no Oceano Atlântico no dia 31 de maio de 2009, próximo a Fernando de Noronha, após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris, na França.

_

Airbus - Divulgação

 

AIRBUS

 

Airbus A330-200 da Air France.
 

Segundo o órgão que investiga as causas do desastre, a queda durou cerca de três minutos e 30 segundos.

Os pilotos viram duas velocidades diferentes durante quase um minuto (a velocidade do lado esquerdo da aeronave e a indicada nos instrumentos de voo), além de queda acentuada de potência em uma das turbinas. Nesse momento, apenas os dois copilotos estavam na cabine, pois o comandante Marc Dubois havia se retirado para descansar (procedimento normal). O piloto voltou à cabine de comando cerca de um minuto e 30 segundo após o desligamento do piloto automático.

Em seguida, o avião subiu para 38 mil pés (11.582 metros), o alarme de stall começou a soar e a aeronave começou a cair.

Segundo o BEA, os dois motores estavam funcionando normalmente e respondendo aos comandos da tripulação, porém o ângulo de ataque estava acima de 35º.

Nos últimos dados registrados pelo Data Recorder (gravador de dados, em português), vê-se 16,2º de elevação do nariz do A330, inclinação de 5,3º à esquerda e velocidade vertical de 10.912 pés por minuto (200 km/h).


Gravador de voz


Pouco antes do início dos problemas, um dos copilotos avisa o outro de que passarão por uma área com um pouco mais de turbulência, pois estão na camada e, infelizmente, não poderão subir muito mais, pois a temperatura está diminuindo mais devagar do que o esperado.

Em seguida, um dos copilotos afirma que em dois minutos devem encontrar uma área mais agitada e que devem ter cuidado lá. Ele pede para virar o avião para esquerda, o que é feito em seguida, com desvio de 12º. Com o aumento da turbulência, a velocidade é diminuída para .8 Mach (procedimento padrão nessas ocasiões).

Um dos copilotos eleva o nariz do A330 e dispara duas vezes o alarme de stall. A velocidade cai de 275 nós para 60 nós. O jato começa a subir após um dos copilotos dizer que perderam velocidade.

Após a velocidade vertical atingir 7 mil pés/min e diminuir para 700 pés/min e a rolagem variar entre 12 graus à direita e 10 graus à esquerda, a velocidade da esquerda aumenta para .68 Mach, e aeronave se encontra a cerca de 37.500 pés de altitude e a incidência registrada é de cerca de 4 graus. Um dos copilotos tenta, por diversas vezes, chamar o comandante.

O piloto retorna à cabine de comando e, poucos segundos depois, todas as velocidades registradas ficam inválidas. Um dos copilotos diz que não tem nenhuma indicação que seja válida. Nesse momento, os motores estão com 55% de potência. Quinze segundos depois, as velocidades voltam a ser válidas. Na sequência, um dos copilotos diz ao outro que vão chegar ao nível cem e que ele tem os comandos. A gravação para menos de um minuto depois.


Confira a nota oficial enviada pela Air France

"Às vésperas do segundo aniversário da tragédia do voo AF447, a Air France e seus funcionários voltam seus pensamentos às famílias dos passageiros e da tripulação e desejam expressar sua total solidariedade.

A tenacidade das autoridades, da Airbus e da Air France permitiu encontrar as caixas pretas e elementos do avião depois de dois anos de buscas. O Bureau d’Enquêtes et d’Analyses (BEA) está assim em condições de revelar a sequência de eventos que levou ao acidente com o voo AF 447 Rio/Paris em 1 de junho 2009. Esta descrição dos fatos substitui as suposições feitas ao longo destes últimos dois anos. Constata-se que a tripulação responsável monitorou as condições meteorológicas e por isso efetuou um desvio de rota, que a pane das sondas de velocidade foi o evento inicial que levou à desconexão do piloto automático e à perda dos sistemas de proteção associados à pilotagem, e que o avião se desprendeu de uma alta altitude. Constata-se também que o comandante rapidamente interrompeu seu repouso para retornar ao cockpit. A tripulação, composta de três experientes pilotos, deu prova de profissionalismo, estava comprometida em cumprir sua tarefa até o final e a Air France os homenageia.

Os dados coletados devem agora ser analisados. Apenas ao final deste trabalho complexo, que exige serenidade e rigor, o BEA poderá estabelecer o encadeamento das causas que conduziram à catástrofe.

Desde já, se pode constatar que as autoridades, o construtor e a companhia aérea tomaram medidas a fim de evitar a repetição de tal acidente.

A Air France espera que todos tenham a paciência de esperar o relatório intermediário que o BEA publicará em poucas semanas, sem dúvida acompanhado de recomendações adicionais. A segurança da indústria de transporte aéreo mundial sairá fortalecida.

Service de presse d’Air France"


Leia mais:
A330 da Air France desaparece no Atlântico
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds