AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Museu TAM festeja aniversário com nova aeronave
Instituição atinge a marca de mais de 90 mil visitantes com a chegada do Piper J3

15/06/2011 - 11h04
(Da assessoria da TAM
) -
A reinauguração do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, completa um ano nesta semana. Desde a reabertura, a instituição, localizada em São Carlos, já recebeu mais de 90 mil visitantes, que conferiram de perto as aeronaves raras restauradas e as áreas especiais dedicadas à história da aviação. A quantidade de visitantes no primeiro ano já se iguala ao número de pessoas recebidas entre 2006 e 2008, antes de sua reformulação.

_

Junior JUMBO - 09/12/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Piper J3C-65 Cub, prefixo PP-RSI, do Aeroclube de Rio Claro.
 

Para aproveitar as comemorações, o acervo em exposição do Museu TAM ganhará no próximo fim de semana mais uma aeronave: o Piper J3. Enquanto isso, segue o trabalho de restauração do Focke-Wulf FW 44J Stieglitz, biplano de dois assentos também conhecido como "Pintassilgo", e do Saab Safir, o único exemplar no Brasil do monomotor sueco fabricado pela Saab.

"O nosso Piper J3, que entrou na exposição agora, possui motor Franklin de 65 HP e está em plenas condições de voo. Não existe piloto no mundo que não o adore e que não se recorde do seu cheiro. Eu mesmo aprendi os segredos dos ares num deles", conta João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

O Museu TAM também prepara a restauração do Junkers Ju-52m, que deve se iniciar no segundo semestre e ser concluída em, no mínino, quatro anos. "Quase tudo nele está seriamente comprometido, e é uma pena assistir tamanho abandono. Jamais poderá voar novamente, mas haveremos de devolver o brilho de suas asas e a força da sua imponência", afirma João Amaro. A aeronave alemã conhecida como Tia Ju esteve abandonada por quase 50 anos na base aérea portuguesa de Alverca.

A coleção do Museu TAM começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição. Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador.


Primeiro ano

De acordo com João Amaro, no aniversário de um ano da reabertura do Museu TAM devem ser comemorados as realizações, os bons números de visitação e a continuidade do trabalho de restauração das aeronaves que aguardam para entrar em exposição.

Em breve, a instituição receberá em seu acervo o Boeing 737 de prefixo PP-SMA, da extinta companhia aérea VASP, que passará por restauração antes de ser exibido. Recentemente, as aeronaves expostas também receberam a companhia do Hawker Siddeley HS-125 doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) e do Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).

O museu está localizado no aeroporto Mario Pereira Lopes, que fica no quilômetro 249 da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP 318), que liga São Carlos a Ribeirão Preto. O telefone para contato é: (16) 3306-2020. O museu está aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (a entrada é autorizada até as 15h). As coordenadas para quem quiser ir de avião são: Latitude 21º 52´ 35´´ S e Longitude 047º 54´ 12´´ W. Os ingressos custam R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. O Museu TAM aceita cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito. O estacionamento e wi-fi são gratuitos.
 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds