AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Interjet faz voo comercial com biocombustível
Primeira operação feita na América saiu da Cidade do México na quinta-feira passada, dia 21 de julho, e seguiu para Chiapas


28/07/2011 - 22h06
(
Da assessoria da Interjet no Brasil) -
A Interjet fez os primeiros voos comerciais com biocombustível, somente depois de dois voos realizados anteriormente, na Europa. O primeiro voo histórico foi o 2605, que saiu do Aeroporto Internacional da Cidade do México na quinta-feira passada, dia 21 julho, às 13h15min, chegando ao Aeroporto Internacional Garcia Albino Tuxtla Gutierrez, Chiapas às 14h40min. No mesmo dia o voo de regresso também foi feito usando biocombustível. O voo 2604 saiu de Tuxtla Gutierrez às 15h05min e chegou à Cidade do México às 16h40min.

_

Divulgação - Airbus

 

AIRBUS

 

Airbus A320 com as cores da mexicana Interjet.
 

A companhia mexicana vendeu todas as passagens para os dois voos, o que significa que 300 mexicanos (150 em cada trecho) tornaram-se parte da história da aviação comercial em todo o mundo. Para os passageiros foi uma agradável surpresa, já que Interjet não publicou este evento com antecedência, nem aplicou taxas especiais por esse tipo combustível usado.

A aeronave utilizada nos voos é um Airbus A320-200, com registro mexicano XA-MXM, equipado com motores CFM56-5B4.

A Bioturbosina foi produzida a partir de óleo vegetal de Jatropha cultivada pelos agricultores do Estado mexicano de Chiapas, México. A ASA (Aeroportos e Serviços Auxiliares), em colaboração com o Governo do Estado de Chiapas e produtores independentes, realizou a tarefa de coleta de sementes de Jatropha, extração do óleo, transporte para as instalações da empresa americana Honeywell UPO para processamento do "Bioquerosene Parafínico Sintético", vulgarmente chamado de "Bioturbosina" e, finalmente, retorno ao país, armazenamento e conservação. A ASA decidiu usar uma mistura de 27% de Bioturbosina e 73% de combustível convencional de aviação, o que está dentro da ASTM D7566.

Desde 1º de julho deste ano está vigorando a norma internacional ASTM D7566 para o uso de biocombustíveis misturados com combustíveis para jatos convencionais e, com isso, as empresas de aviação comercial estão capacitadas a realizar voos comerciais com biocombustível que cumpram esta norma. Anteriormente não era permitido o uso de biocombustíveis em voos comerciais e voos com biocombustíveis eram estritamente para prova sob rigorosos protocolos de autorização. A Interjet realizou o voo demonstrativo com biocombustível em 1º de abril deste ano.

A Interjet faz planos de realizar outros voos comerciais com biocombustível nas próximas semanas tendo em conta que o estoque disponível de bicombustíveis certificados que ASA tem é extremamente limitado.

A aviação civil global está empenhada em utilizar apenas biocombustíveis chamados de "segunda e terceira geração", que são aqueles que não competem com a produção de alimentos para humanos ou para animais. A Jatropha é uma dessas culturas que geram oportunidades de emprego e diversos benefícios ambientais: Sua semente é plantada em terra com solos pobres que são impróprias para outras culturas, refloresta áreas depredadas, seu fruto é tóxico para consumo e exige irrigação essencialmente temporária.

Sendo um processo de produção que está apenas começando, o custo real de produção da bioturbosina ainda é muitas vezes superior ao custo do combustível de aviação convencional, porém os preços do petróleo inevitavelmente tendem a subir.

O México tem condições naturais ideais para se tornar um dos mais importantes produtores de biocombustíveis. Baseando-se em políticas públicas que estimulem os produtores e consumidores será viável produzir biocombustíveis e, gradualmente, gerar grande escala de produção, os custos unitários começarão então a competir com os de hidrocarbonetos convencionais. Além disso, a bioturbosina pode reduzir em até 80% as emissões de CO2.

A Interjet opera uma frota de 31 aeronaves A320, opera 40 rotas e atende 26 destinos, incluindo um internacional. De acordo com dados oficiais, a companhia ocupa o segundo lugar em participação no mercado mexicano e, de acordo com dados recentes de transporte aéreo público, é uma das mais rentáveis e eficientes da América Latina e do mundo.

   

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds