AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Avião da Noar cai no Recife com 16 pessoas a bordo
Aeronave havia acabado de decolar rumo a Natal e Mossoró


13/07/2011 - 9h51 - Atualizado pela última vez às 13h08
(
Valdemar Júnior) -
O Let 410, prefixo PR-NOB, da Noar Linhas Aéreas, que operava o voo 4896, caiu no início da manhã de hoje, dia 13 de julho, por volta das 6h51, logo após decolar do Recife (PE) rumo a Natal (RN), entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com 16 pessoas a bordo, sendo dois pilotos e 14 passageiros. Todas faleceram.

_

Divulgação - Let Aircraft

 

LET

 

O Let 410 UVP E-20 acidentado hoje, ostentando a matrícula de teste (OK-SLR), ainda quando era testado na República Tcheca, em 2010, logo após ser fabricado. O prefixo atual dessa aeronave era PR-NOB, o segundo recebido pela empresa, em 12 de junho de 2010.
 

Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), o piloto reportou problemas na aeronave e disse que tentaria fazer um pouso forçado na praia de Boa Viagem.

Após o acidente, a companhia cancelou todos os seus voos e informou que irá se pronunciar sobre a tragédia por meio de uma nota oficial. Já a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que não suspenderá os voos da companhia, pois a manutenção da aeronave estava em dia.


Aeronave

Fabricado na República Tcheca, o Let 410 é um bimotor turboélice de asa alta com capacidade para transportar até 19 passageiros. Fabricadas em 2009 (PR-NOA) e 2010 (PR-NOB), as duas aeronaves da Noar vieram direto do fabricante em março de 2010 (PR-NOA), e em dezembro do mesmo ano (PR-NOB). Há oito Let 410 voando no Brasil, sendo seis pela gaúcha NHT (PR-NHA, PR-NHB, PR-NHC, PR-NHD, PR-NHE e PR-CRX), um na Sol (PR-VLA) e outro pertencente à Noar (PR-NOA).

Este é o segundo acidente com uma aeronave desse modelo no Brasil. No dia 31 de março de 2006 a aeronave de prefixo PT-FSE, da extinta Team, caiu em Rio Bonito, no Rio de Janeiro, e deixou 19 mortos.


Empresa

Sediada em Caruaru, no interior de Pernambuco, e Noar pertence a empresários nordestinos e entrou em operação em junho de 2010. A maior parte de seus voos sai do aeroporto do Recife. A empresa mantém um acordo comercial com a GOL, e voa para Recife, Natal, Mossoró (RN) e Maceió (AL).


Primeira nota oficial da FAB sobre o acidente

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.

No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 13 de julho de 2011.

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"


Segunda nota

"O Comando da Aeronáutica informa a cronologia das ocorrências com a aeronave de matrícula PR-NOB, acidentada em Recife na manhã desta quarta-feira (13), e os contatos com o órgão de controle de tráfego aéreo:
6h51min00s – decolagem da pista 18 do aeroporto do Recife.
6h51min55s – o piloto informou à torre de controle que a aeronave apresentava problema e que tentaria pousar na cabeceira 36, no sentido contrário ao da decolagem.
6h53min57s – o piloto informou que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
6h54min18s – perda do sinal da aeronave na tela do radar.

O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) iniciou, imediatamente, as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente, a fim de prevenir futuras ocorrências.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"


Nota da Noar

"É com pesar que a Noar Linhas Aéreas comunica oficialmente a queda de sua aeronave modelo LET 410 com prefixo PR-NOB às 06h52 minutos dessa quarta-feira, dia 13 de julho, logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife (PE). O avião transportava 14 passageiros e 02 tripulantes e fazia a rota Recife – Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Infelizmente não houve sobreviventes.

Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas. É isso o que está sendo feito com disponibilidade de transporte, hospedagem e acompanhamento de equipe multidisciplinar (psicólogos, médicos, assistentes sociais, etc).

O Comando da Aeronáutica, a ANAC e a autoridade policial já estão conduzindo as investigações pertinentes sobre o acidente. A empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares.

Informamos ainda que todos os voos de hoje foram suspensos e os passageiros com voos marcados para o dia de hoje estão sendo remanejados para outras companhias aéreas.

A Noar Linhas Aéreas concederá uma coletiva de imprensa hoje, às 17h, no Mar Hotel Recife. Endereço: Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem, Recife-PE, Piso Banquete, Sala Carlos Penna Filho."
  

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds