AQUI A GENTE RESPIRA AVIAÇÃO!
 

PRINCIPAL
HOME

 
NOTÍCIAS
NEWS

 
VÍDEOS
VIDEOS

 
INTERNAUTA
YOUR PICTURE

 
FOTO DO MÊS
PICTURE OF THE MONTH

 
OPINIÃO
OPINION

 
AEROPORTOS
AIRPORTS

,
COBERTURAS
EVENTS

 
AVIAÇÃO COMERCIAL
COMMERCIAL AVIATION

 
AVIAÇÃO CIVIL
CIVIL AVIATION

 
AVIAÇÃO EXECUTIVA
EXECUTIVE AVIATION

 
AVIAÇÃO
MILITAR
MILITARY
AVIATION

 
MUSEUS
MUSEUMS

 
DIVERSOS
OFF AIRPORTS

 
CURIOSIDADES
CURIOSITIES

 
PAPEL DE PAREDE
WALLPAPERS

 
CONTATE-NOS
CONTACT US

 
OUTROS SITES
LINKS

 

 


NEWS
 

Aeroporto em Campinas investe para atrair aviação executiva
Balizamento garante pousos e decolagens 24h e estação permissionária fica pronta até o fim do ano


12/07/2011 - 22h02
(
Da assessoria da ABAG) -
O aeroporto Campo do Amarais, em Campinas, está se consolidando como um aeroporto voltado para a aviação executiva e com isso vem atraindo empresas voltadas para hangaragem, manutenção, táxi aéreo e outras.

_

Valdemar Júnior - 30/08/2007

 

AVIAÇÃOPAULISTA.COM

 

Hangar da TRIP localizado no aeroporto Campo do Amarais, em Campinas.
 

Desde dezembro do ano passado, com o balizamento da pista, o aeroporto passou a operar 24 horas para pousos e decolagens. Até o fim do ano, deve ficar pronta a Estação Permissionária de Táxi Aéreo (EPTA), já em fase de instalação e que dará auxílio à navegação aérea.

"Fechamos 2010 com uma média de 6 mil movimentos por mês e os números vêm crescendo ano a ano", disse Aroldo Viana de Albuquerque, administrador do aeroporto do Amarais.

Nos últimos anos, o crescimento médio tem sido de 23% no número de operações/ano e, segundo ele, a perspectiva para 2011 é muito boa. Tanto assim que o aeroporto vem atraindo muitos empresários interessados na concessão de espaços. Na última licitação, para a concessão dos dois últimos lotes, foram 17 candidatos.

Participaram da licitação empresas de porte como a Petrobras, Global Taxi Aéreo, Palicopter, Colt Taxi Aéreo, entre outras. Ao todo foram quatro companhias de táxi aéreo, três construtoras e duas empresas de hangaragem, duas de combustível e mais seis empresas de ramos diversos. Recentemente começaram a operar no aeroporto uma empresa de manutenção de jatos e outra de táxi aéreo.

O crescimento do Aeroporto do Amarais está diretamente relacionado ao crescimento econômico da região de Campinas, dona de um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente ao de um país como o Chile, e à expansão da aviação executiva. Amarais foi estruturado para atender a aviação geral, englobando a aviação executiva, desportiva e militar. A localização geográfica também beneficia o crescimento.

"Estamos próximos de excelentes rodovias e em uma região excepcional, pois raramente temos problemas meteorológicos que levem ao fechamento", explica Albuquerque. O aeroporto fica a 5 km do centro de Campinas e a 100 km de São Paulo. Empresas como a Vale do Rio Doce escolhem Amarais para deixar seus jatos.


O aeroporto

Fundado em 1932, começou a operar com uma pequena pista de 400 metros de extensão em terra batida. Como os demais aeroportos do país, o Aeroporto Campo do Amarais sofreu até bem pouco tempo com o avanço da cidade ao redor, mas resistiu e não para de expandir. A vocação principal é atender as aeronaves executivas, aeronaves de pequeno porte, helicópteros, operações atraídas especialmente pela localização do aeroporto, apenas 7 km do centro de Campinas e com acesso fácil a rodovias como Dom Pedro e Anhanguera.

Amarais também serve de apoio estratégico aos treinamentos do Exército Brasileiro, dá suporte ao hospital da Unicamp e atua como base avançada da Polícia Militar. Desde o fim do ano passado, o aeroporto está homologado para operações noturnas e, com isso, se tornou uma alternativa para a aviação geral que atualmente opera em outros aeroportos do estado de São Paulo.

Atualmente, Amarais conta com uma pista de 1.200 metros x 30 metros, taxis-ways ao longo de toda extensão, um moderno terminal de passageiros com estacionamento para 50 veículos, pátio para estacionamento de aeronaves, lanchonete, sala de recepção e ainda há espaço disponível dentro do chamado sítio aeroportuário para atender às demandas futuras.

Hoje, 260 aeronaves estão baseadas no aeroporto que recebe mensalmente uma média de 6 mil operações de pousos e decolagens, chegando a 200 operações nos dias de pico, a maior média de operações para um aeroporto desta categoria no país. Além disso, Amarais abriga duas escolas de aviação, uma fábrica de ultraleves, quatro oficinas de manutenção, três empresas de táxi aéreo, uma de shows aéreos, um aeroclube, dois parques de abastecimento de combustíveis e o hangar da TRIP. Só com as empresas diretamente ligadas ao setor aéreo são 600 empregos diretos gerados no aeroporto Campo do Amarais.

 

 
 
 
FACEBOOK | TWITTER | ORKUT | EQUIPE / TEAM | ANUNCIAR / ANNOUNCE
NO AR DESDE 28 DE NOVEMBRO DE 2004 | VISUALIZAÇÃO: 800 X 600 PIXELS
ON AIR SINCE NOVEMBER 28, 2004 | VISUALIZATION: 800 X 600 PIXELS
AVIAÇÃOPAULISTA.COM - ©Copyright - Todos os Direitos Reservados - All Rights Reserveds